Após a apreensão de uma tonelada de cocaína na manhã de 6 de setembro (Veja aqui), Analistas-Tributários da Receita Federal atuaram na apreensão de mais 80,5 kg de cocaína no Porto de Paranaguá/PR. A droga foi colocada dentro de sacos de açúcar para dificultar a detecção por parte dos servidores do órgão.
A cocaína foi detectada com o auxílio da equipe de cães de faro da Receita Federal.
Com esta apreensão, já são 1.672,5 kg de cocaína apreendidos por servidores da Receita Federal, em 17 apreensões realizadas em 2023, no porto paranaense. A quantidade de apreensões já é maior do que as 13 realizadas pelo órgão em 2022. Com a inauguração de um canil para abrigar os cães de faro do órgão nas dependências do Terminal de Contêineres de Paranaguá prevista para o dia 21 de setembro, a expectativa é que as apreensões aumentem ainda mais.
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana são a linha de frente que mantêm a rotina de combater o contrabando, o descaminho, a evasão de divisas, o tráfico internacional de drogas e armas e os outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.