Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram na apreensão de cocaína nesta terça-feira (17), em Fortaleza/CE; na retenção de garrafas de vinhos irregulares na quarta-feira (18), em Foz do Iguaçu/PR; e participaram de operação de combate ao descaminho nesta quinta-feira (19). Confira os destaques:
Fortaleza/CE
Analistas-Tributários atuaram na manhã desta terça-feira, dia 17, da apreensão de mil papelotes de cocaína em encomenda postal no Terminal de cargas do Aeroporto Internacional Pinto Maritins, em Fortaleza/CE.
Os cães de faro da equipe K9 da RFB, Saymon e Scooter, identificaram a droga em encomenda oriunda de Guarulhos/SP e com destino à Pedra Branca/CE.
Todo o material é apreendido foi levado à polícia judiciária, que conduzirá o processo de investigação.
Foz do Iguaçu/PR
Na tarde de ontem, dia 18, Analistas-Tributários atuaram, em conjunto com a PF na retenção de mais de 2500 garrafas de vinho irregulares de diversos rótulos na região próxima a aduana da Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu/PR.
Após investigações sobre uma das rotas de contrabando e descaminho utilizadas na tríplice fronteira, foi identificado um dos pontos de depósito destes produtos que entram sem a devida documentação fiscal e autorização legal.
Até o momento, a Receita Federal já contabilizou mais de R$ 350 mil em valores dos produtos descaminhados. As investigações continuam agora para identificar os proprietários da carga bem como os envolvidos pela sua logística.
Operação Grade A – Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraíba, Piauí
Analistas-Tributários da Receita Federal atuaram, em conjunto com a Polícia Federal (PF), hoje, dia 19, da Operação Grade A, que mira esquema de importação clandestina de produtos eletrônicos oriundos do Paraguai.
Foram cumpridos 69 mandados de prisão preventiva e 101 mandados de busca e apreensão em cinco estados brasileiros: Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraíba e Piauí.
Estima-se que foram internalizados cerca de R$ 187 mil em mercadorias irregulares, somente nos últimos três anos. A Justiça Federal também decretou o bloqueio de contas bancárias e o sequestro de bens vinculados aos suspeitos.
Fonte: Receita Federal
PF
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.