Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram, em conjunto a Polícia Federal (PF) em operação que resultou na desarticulação de uma organização criminosa dedicada ao comércio ilegal de mercadorias estrangeiras importadas irregularmente nesta terça-feira (24).
A investigação teve início em 2022, com a apreensão de grande quantidade de mercadorias estrangeiras, oriundas dos Estados Unidos, de um casal proprietário de loja especializada em equipamentos eletrônicos localizada na zona norte de Porto Alegre. No decorrer da investigação foram constatadas inconsistências entre a movimentação financeira da empresa e o faturamento declarado nos documentos fiscais.
A Operação Ícaro cumpriu 29 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva em dez cidades do estado do Rio Grande do Sul. Também são executadas ordens judiciais para sequestros de bens e bloqueio de contas bancárias, inclusive no exterior.
Segundo informações da Receita Federal, um dos bens apreendidos é uma casa de um condomínio de luxo, no litoral do estado, avaliada em R$5 milhões.
Blumenau/SC e Brusque/SC
Analistas-Tributários da Receita Federal atuaram, em conjunto com a PF na retenção de produtos eletrônicos de origem estrangeira sem a devida documentação de importação regular e/ou falsificados avaliados em cerca de R$400 mil em Blumenau e Brusque.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão que resultaram na retenção dos produtos irregulares. Os itens foram retidos e serão encaminhados ao depósito de mercadorias da Receita Federal.
Fonte: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2023/10/pf-e-receita-federal-combatem-comercio-de-mercadorias-importadas-irregularmente
https://omunicipioblumenau.com.br/pf-e-receita-federal-apreendem-r-400-mil-em-produtos-eletronicos-em-blumenau/
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.