O Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil (RFB), Carlos Berta Dohrn, lotado em Novo Hamburgo/RS, é o principal responsável pelo desenvolvimento do Gerador de Treinamentos Aduaneiros em Realidade Virtual (GTA-VR) do órgão. A tecnologia inédita é usada para simular situações de trabalho na Aduana, principalmente relacionadas às atividades de repressão.
O GTA-VR foi criado pelo Núcleo de Estudos em Realidade Virtual (NERV), a partir de iniciativa conjunta da Seção de Inovação e da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da 10ª Região Fiscal (RF). Atualmente, o GTA-VR conta com o módulo de Abordagem Veicular, que permite aos servidores se dividirem entre papéis na área de repressão, como indivíduos abordados, ou ainda em instrutores e espectadores. Confira abaixo o vídeo divulgado pela Comunicação da 10ª RF sobre o tema.
De acordo com informações da Comunicação da 10ª RF, também serão lançados, no futuro, os seguintes módulos de treinamentos: Inspeção por Raio-X de bagagens; utilização de Armamento Institucional, com manipulação de armas, tiro a alvos fixos e móveis, bem como decisão de tiro; Condução de K9, com comandos manuais e por voz; e Inspeção de Contêineres, com verificação física de mercadorias confrontada com a documentação de entrada ou saída do país.
Primeira turma
O GTA-VR foi tema de reportagem veiculada pela emissora Record do estado do Rio Grande do Sul. Na reportagem, o Analista-Tributário Carlos Berta Dohrn afirma que os resultados do treinamento realizado junto a primeira turma a participar do projeto foram satisfatórios. A primeira turma do treinamento GTA-VR contou com a participação de servidores da RFB em Porto Alegre/RS. Veja abaixo a íntegra da reportagem.
Fontes: Comunicação - Receita Federal 10ª RF e Record/RS.