Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram ontem, dia 6, na Operação Vênus, que tem por objetivo desarticular fraude e sonegação fiscal de um grupo econômico que atua no comércio de vestuário em mais de 200 lojas próprias espalhadas por todo o território nacional.
Segundo as investigações, o grupo já foi alvo de autos de infração anteriores e vem sofisticando seu comportamento tributário ilegal. Foram identificados indícios de blindagem e ocultação patrimonial com o uso de laranjas, offshores e cessões de bens e recebíveis. Assim, o grupo procura dificultar ou até mesmo impedir a cobrança dos tributos devidos e garantir a proteção de seu patrimônio.
A operação ocorreu em conjunto com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e os órgãos do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos do Estado de São Paulo (Cira/SP): Ministério Público Estadual (Gaeco), Secretaria da Fazenda e Planejamento (Difis e Dicar), Procuradoria-Geral do Estado (Gaerfis), Polícias Civil e Militar.
Foram expedidos 29 mandados de busca e apreensão nas cidades paulistas de Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Santo André e São Paulo e em Colatina, no Espírito Santo, em cumprimento à decisão do Juízo da 2ª Vara de Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores de São Paulo.
Os criminosos possuem dívidas perante o fisco estadual paulista e o fisco federal que, somadas, ultrapassam R$ 3 bilhões.
Fonte: Receita Federal
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.