Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram na apreensão de 36 kg de cocaína durante operação que ocorreu no dia 13/01. A droga estava em um contêiner refrigerado com carga de carne de frango, que tinha destino final o Porto de Roterdam. Junto aos 33 tabletes de cocaína foi encontrado um dispositivo com sistema GPS, usado pelos traficantes para facilitar a o acompanhamento e localização da carga.
Esta foi a segunda apreensão realizada pela Receita Federal no Porto de Paranaguá/PR. Em 2023 foram realizadas 21 operações que resultaram na apreensão de 1,8 tonelada de cocaína, o que representou um prejuízo de U$ 126 milhões para o crime organizado, ao se considerar que um quilo da droga vale U$ 70 mil na Europa.
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.