Uma operação da Receita Federal e da Polícia Rodoviária Federal terminou com a apreensão de mercadorias com suspeita de importação irregular avaliadas em R$ 1 milhão. A operação contou com a participação de Analistas-Tributários da Receita Federal e foi realizada, entre o domingo, dia 12 e ontem, dia 16, na BR-251.
Após a fiscalização de vários veículos, os agentes abordaram uma van com os produtos. Foram apreendidos 500 celulares, relógios, cigarros eletrônicos, 100 garrafas de vinho, roupas com suspeita de falsificação e outros eletrônicos. A van ficou retida. Ainda conforme a Receita Federal, além da questão tributárias, as mercadorias não passam pela fiscalização de órgão ligados à saúde e segurança. A RFB esclareceu ainda que procedimento administrativo será aberto, os envolvidos terão a oportunidade de apresentar suas defesas. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Receita Federal do Brasil)
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.