Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram na retenção de 600 caixas e sacos com produtos diversos, avaliados em R$ 2 milhões, nesta quarta-feira, dia 19, durante operação realizada em 13 estabelecimentos comerciais no Centro e em um shopping de Maceió/AL. A ação contou com a participação de mais de 60 servidores da RFB e nove servidores Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Os produtos ingressaram no país sem o pagamento de impostos devidos. Entre os objetos retidos encontram-se aparelhos eletrônicos, roupas e brinquedos. Segundo informações da RFB, os brinquedos falsificados e roupas podem ter sido produzidos a partir de materiais de descartes no exterior, como lixo comum ou hospitalar, representando perigo à saúde da população.
Fonte: g1.
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.