Uma operação conjunta da Receita Federal e da Polícia Federal resultou na apreensão de 33 quilos de cocaína na manhã desta terça-feira, 2 de julho, no porto de Itapoá/SC. A operação contou com atuação de Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil.
Os pacotes da droga foram encontrados em um contêiner com carne de frango congelado que tinha como destino a Espanha. Os criminosos abriram o compartimento externo do motor usado na refrigeração da carne e inseriram os tabletes com a droga. Graças ao gerenciamento de risco aplicado às cargas na exportação e à ação conjunta dos órgãos foi possível identificar com o uso do scanner a remessa ilegal antes que ela fosse enviada a seu destino.
Após serem realizados os testes que confirmaram a presença de cocaína, a droga foi encaminhada para a sede da Polícia Federal em Joinville/SC. Esta é a segunda apreensão de cocaína realizada pela Receita Federal no porto de Itapoá este ano. Em janeiro de 2024, foram apreendidos 581 kg da droga no porto catarinense. (Com informações da Assessoria da Receita Federal do Brasil)
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.