O segundo episódio da série “Fronteiras em Alerta”, idealizada pela Equipe de Cidadania Fiscal de Viracopos e produzida pela emissora Band, foi lançado na última sexta-feira, dia 2. Nesta edição, a série mostra o trabalho de servidores da Receita Federal do Brasil (RFB) no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) e na Seção de Remessas Postais e Expressas da Alfândega da RFB em Viracopos/SP (SARPE/VCP), entre eles Analistas-Tributários e Analistas-Tributárias, que atuam nas ações de controle aduaneiro nos locais.
A série integra o programa “Melhor da Noite”, apresentado por Glenda Kozlowski e Rodrigo Alvarez. A rotina de trabalho dos servidores da Receita Federal em diferentes unidades do país é acompanhada pela jornalista da Band, Bárbara Guimarães. Confira o primeiro episódio aqui.
Episódio 2
O segundo episódio do seriado destaca a abordagem a uma passageira grávida, que foi presa por tráfico internacional de drogas, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, por estar transportando mais de 100 cápsulas de cocaína no estômago. A passageira, de 19 anos, foi abordada após análise de risco e submetida ao body scan, que confirmou a presença da droga ingerida pela mulher. Ela tentava embarcar em voo internacional com destino a Paris, na França.
A colega Analista-Tributária Valdiléia dos Reis Castro, que atua na fiscalização de bagagens de passageiros internacionais e domésticos na Alfândega do Aeroporto Internacional de Guarulhos, concedeu entrevista à repórter Bárbara Guimarães sobre o caso. “A gente perguntou se ela estava grávida e ela confessou que sim. Perguntamos se ela engoliu a droga, antes de passar pelo body scan, e ela confirmou que ingeriu mais de 100 cápsulas. Ela vai ser levada ao hospital, porque vai ter que retirar todas essas cápsulas”, explicou.
O episódio também expôs a abordagem a um passageiro no Aeroporto Internacional de Guarulhos, que também tentava embarcar em voo com destino a Paris. Os servidores da RFB suspeitaram dos argumentos apresentados pelo homem em relação à viagem e procederam com a revista do passageiro e de sua bagagem, com apoio de cão de faro da RFB, que detectou a presença de substância ilícita em seu interior. A mala passou por scanner e em seu interior foram encontrados, em fundo falso, um carregamento de cocaína avaliado em cerca de US$ 120 mil (mais de R$ 684 mil). O homem também foi preso em flagrante por tráfico internacional de drogas.