Analistas-Tributários da Divisão de Vigilância e Repressão da Receita Federal atuaram na manhã desta terça-feira, dia 17, em operação que resultou na retenção de 230 kg de barbatanas de tubarões em transportadora de Cruz, município do Ceará.
O material, avaliado em R$ 3 milhões, foi identificado em seis volumes distribuídos em duas cargas aéreas. As barbatanas saíram de Vitória/ES e estavam sendo "esquentadas" no Ceará para seguir em destino à China em bagagens de passageiros que sairiam do Aeroporto de Guarulhos/SP.
A Receita Federal destacou que a atividade pesqueira para a captura do animal é proibida no País. O valor do Kg da barbatana de um tubarão pode chegar em US$ 3 mil no mercado mundial.
Fonte: Diário do Nordeste
Grupo Curupira
A ação também faz parte da atuação do Grupo Nacional de Combate ao Tráfico de Flora e Fauna na Receita Federal (Grupo Curupira), que tem atuação em todo o território nacional e o objetivo de planejar, desenvolver e executar ações estratégicas de monitoramento, fiscalização e combate ao tráfico de fauna e flora no Brasil. A equipe é composta por auditores-fiscais e analistas-tributários de diferentes Regiões Fiscais da Receita Federal.
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.