INSS implanta sistema nacional de registro de violência contra servidores

INSS implanta sistema nacional de registro de violência contra servidores

Os chefes das Agências da Previdência Social devem encaminhar, através de e-mail, todos os registros de violência sofrida pelos servidores à chefia do Serviço/Seção de Atendimento de sua Gerência-Executiva para que seja efetuado o cadastramento no sistema


 


Foi publicado na edição de hoje, dia 11 de abril, do Diário Oficial da União (DOU), a Resolução nº 192 do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), que cria o Sistema de Registro de Violência contra Servidor (SIREV). O sistema será a ferramenta oficial para registro ocorrências de violência contra servidores e estará disponível na intranet da Previdência Social.


O Sistema visa promover um ambiente de trabalho seguro, além de permitir o registro e gestão de ocorrências de violência contra servidores. As informações cadastradas vão auxiliar na criação de medidas que mitiguem ocorrências de violência. Todas os registros de ofensas, ameaças e agressões devem ser reportadas e cadastradas de forma detalhada no sistema. O acesso ao sistema será através de endereço eletrônico. 


Os chefes das Agências da Previdência Social devem encaminhar, através de e-mail, todos os registros de violência sofrida pelos servidores à chefia do Serviço/Seção de Atendimento de sua Gerência-Executiva para que seja efetuado o cadastramento no sistema. O e-mail deverá conter as seguintes informações: data da ocorrência; agência; nome do agredido; cargo do agredido; local (conforme opções disponíveis no sistema); informações do agressor; e descrição clara e detalhada do fato ocorrido. Após lavrado o Boletim de Ocorrência, o documento deverá ser digitalizado e anexado ao SIREV. Os chefes de Serviço/Seção de Atendimento das Gerências-Executivas são os responsáveis pela inclusão dos registros no SIREV. O manual de utilização estará disponível no próprio SIREV. 


O Sindireceita parabeniza a administração da Previdência Social e considera que este sistema deve ser estendido urgentemente para a Receita Federal do Brasil (RFB). Diariamente, servidores do órgão, principalmente, Analistas-Tributários que atuam nos Centros de Atendimento e nas unidades aduaneiras na fronteira seca, portos e aeroportos sofrem todo o tipo de constrangimento e ameaças. Um sistema como este é essencial para que se possa não apenas registrar os fatos ocorridos, mas nortear as ações de prevenção. É preciso também que esse sistema possibilite a elaboração de diagnósticos que permitam a identificação da causa das agressões que, muitas vezes, estão associadas a falhas nos sistemas, número reduzidos de servidores, atrasos e falta de estrutura mínima nos postos de atendimento. 


Veja a Resolução.