Em entrevista concedida ao Correio do Povo, o Analista-Tributário da Receita Federal, João Batista Nunes Coelho, relatou que apenas 35% dos contribuintes de Jaraguá do Sul/SC entregaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), faltando pouco mais de uma semana para o ?m do prazo de entrega da declaração, dia 30 de abril.
Segundo o Analista-Tributário a orientação é que a população não deixe para declarar em cima da hora, já que poderá enfrentar congestionamento na rede de Internet. “A Receita Federal espera receber cerca de 40 mil declarações na região. Entretanto, até agora, foram recebidas em média 14 mil”, informa Coelho.
João Batista destaca ainda que o contribuinte que não entregar a declaração no prazo, terá de pagar multa de R$ 165,74 ou 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor. O Analista comenta que o principal fator que leva o contribuinte da região a cair na malha ?na é a não declaração de recebimentos referentes a ações judiciais e despesas médicas. “Há muitos contribuintes que têm dúvidas sobre o que pode ser deduzido ou não. Por exemplo, cursos de línguas ou especialização não podem”, comenta.
Para evitar irregularidades na hora da declaração, o contribuinte pode consultar a sessão de “Perguntas e Respostas” sobre o IRPF, localizada no site da RF: http://www.receita.fazenda.gov.br. O agente da RF ressalta que o atendimento à população na unidade de Jaraguá do Sul tem gerado muitas ?las. “O ideal é que, em caso de dúvidas, o contribuinte ligue primeiramente para o número da Receita (fone 146). Caso queira atendimento na agência, deve agendar horário pelo site da Receita Federal. Só em últimos casos é que recomendamos pegar as senhas na unidade”, esclarece.
A Receita Federal de Jaraguá do Sul ?ca na rua Expedicionário Gumercindo da Silva, número 90, no Centro, em frente à Caixa Econômica Federal. O atendimento acontece das 13h30 às 17h15. O telefone da agência é o (47) 3371-0095.