Analista-Tributário destaca que mais de 3,5 mil declarações caíram na malha fina da Receita na região de Araçatuba/SP

Analista-Tributário destaca que mais de 3,5 mil declarações caíram na malha fina da Receita na região de Araçatuba/SP

Somente a Delegacia da Receita Federal de Araçatuba reteve mais de 3,5 mil declarações de Imposto de Renda na malha fina


A Delegacia da Receita Federal de Araçatuba divulgou que mais de 3,5 mil declarações de Imposto de Renda (IR) da região estão retidas em malha fina. O número prévio é correspondente ao total de declarações de 84 municípios da região entregues até as 23h59 de domingo (29). Ontem, prazo final para declarar o IR, não houve atualização do sistema da Receita Federal durante todo o dia. De acordo com o analista tributário da Delegacia da Receita Federal de Araçatuba, Paulo Belúcio Nogueira, ainda cabe uma última análise na quantidade retida na malha. "As declarações retidas ainda serão analisadas, posteriormente ao processamento que resultou no número acima informado".

Existem diversos parâmetros para a incidência em malha, desde erros que podem ser causados por mera inversão de números no momento da digitação pelo contribuinte, até divergências entre o valor declarado como rendimento e o que declarou à Receita sua fonte pagadora. Os parâmetros são objetivos e a incidência ocorre no momento do processamento eletrônico das declarações.


Declarações 


O prazo para a entrega das declarações do IR acabou ontem. Até as 23h59 de domingo (29), faltavam declarar o imposto de renda mais de 18,5 mil pessoas na região correspondente à Delegacia da Receita Federal de Araçatuba. Em Araçatuba faltavam declarar o IR mais de 6,5 mil pessoas. No Brasil o balanço prévio da Receita apontou que pouco mais de 2 milhões de contribuintes não havia declarado o IR até o final de domingo.


A multa mínima por atraso na entrega da declaração é de R$ 165,74. Após o prazo, o contribuinte não pode optar pela entrega em disquetes de computador nas agências bancárias. De acordo com a Receita, só serão aceitas declarações enviadas pela internet ou em mídia removível (pendrive, disquete, disco rígido externo) nas unidades de atendimento da Receita Federal.


Pessoa jurídica 


Começa amanhã (2) os atendimentos a assuntos e serviços de interesse de pessoas jurídicas na Receita Federal de Araçatuba. Os 84 municípios correspondentes a Delegacia da Receita Federal de Araçatuba possuem 133.075 empresas ativas no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Deste total há empresas em atividade, empresas recém-abertas e empresas inativas, cujos representantes não entraram com o processo de baixa. Empresas baixadas ou extintas não estão neste total. Todos os atendimentos devem ser agendados exclusivamente pelo site www.receita.fazenda.gov.br, na opção "Onde encontro" e em seguida "Agendamento", ou pelo Receitafone 146. Os atendimentos que podem ser realizados diretamente na sede da Delegacia, sem necessidade de agendamento são as emissões de guias de recolhimento, cadastramento de senha de acesso à verificação de regularidade previdenciária, protocolo de petições que envolvam prazo de atendimento e validação de procuração eletrônica perante a Receita Federal. (Com informações do jornal O Liberal)