Foi na correria e em cima da hora, mas a maioria dos contribuintes conseguiu entregar no prazo a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2012 (IRPF). Em Toledo, até as 23h59 de segunda-feira (30) 17.457 declarações foram enviadas para a Receita Federal.
Segundo o chefe da agência da Receita Federal de Toledo, o Analista-Tributário Jamerson Lucio da Silva, a meta era receber de 17 a 18 mil declarações. “Ficou dentro da expectativa e a avaliação é positiva. Houve um acréscimo de 2,5% na entrega em relação ao ano passado”, afirma ao citar que em 2011 foram 17.029 declarações.
O Servidor afirma que em toda região houve esta média de acréscimo na entrega das declarações. “Na região foram entregues 33.226 declarações, um aumento de 2,5%”, comenta ao citar que Ouro Verde do Oeste e Jesuítas foram as cidades com maior aumento, de 9,17% e 5% respectivamente.
ATRASADOS – O chefe revela que a partir de agora, quem não entregou a declaração não tem prazo, somente tem que ser feito em cinco anos. “Vai incidir a multa de no mínimo R$ 164,47 podendo chegar a 20% do imposto devido”, explica ao detalhar que os mesmos critérios para a declaração continuam valendo.
RESTITUIÇÃO – O Analista-Tributário pontua que inicia em breve a restituição do imposto de renda. “Os lotes geralmente começam a ser liberados a partir de junho e até dezembro, aqueles que não incidirem na malha fina, devem receber a restituição”, completa. (Com informações do Jornal do Oeste)