Nesta última terça-feira, dia 5 de junho, foi realizado o Seminário de Implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legislação de Empresas e Negócios (Redesim), em Pernambuco. O município de Camaragibe, localizado na região metropolitana do Recife, sediou o evento.
“A Redesim é um projeto de abrangência nacional que visa simplificar o processo de abertura e regularização de empresas. Com sua implantação, o empresário vai fazer todo o processo em um único portal, não precisando mais se deslocar para vários órgãos, apenas para a Junta Comercial”, afirma o Analista-Tributário da Receita Federal, Clóvis Caminha. O servidor ressalta ainda que o novo processo tará uma economia de até 40% em relação ao modelo atual de abertura de empresas.
Criada em 2007, a ferramenta visa integrar o cadastro da Receita Federal brasileira com os órgãos estaduais e municipais envolvidos no processo de abertura, alteração e baixa de empresas. O objetivo é garantir ao empreendedor maior facilidade na regulamentação do negócio por meio de um único contato com o poder público, que poderá compartilhar informações e documentos via internet.
Em um primeiro momento, o sistema será levado a 25 municípios pernambucanos, que representam mais de 75% dos empreendimentos existentes no estado e poderão ser integrados no processo.
A Redesim foi criada pela Lei n.º 11.598, de 3 de dezembro de 2007, com o intuito de simplificar e integrar o processo de registro e legalização de empresas e pessoas jurídicas no âmbito da União, estados, Distrito Federal e municípios. O Seminário de Implantação da Redesim em Pernambuco foi uma realização do Grupo de Trabalho dos Municípios (GT/Municípios), instituído pelo Subcomitê Estadual para implantação da rede. (Com informações do site do Sebrae e JusBrasil).