O jornal “O Imparcial” de São Luís do Maranhão/MA publicou na edição de ontem uma reportagem sobre a paralisação de diversas categorias de servidores públicos. O jornal dá destaque a mobilização que será realizada hoje, dia 14 de junho, por Analistas-Tributários da Receita Federal em São Luís. O delegado sindical do Sindireceita, João Matias Santana Guilhon destaca que os Analistas-Tributários vão se reunir na frente da sede da Receita Federal, no Centro. Representando o Sindireceita, Guilhon disse que o sentido da mobilização será alertar a população sobre ao mudança de salário pleiteada pela categoria. “Com a sociedade participando [das discussões], nossas chances de sucesso são maiores”, disse ele, destacando que atualmente os Analistas-Tributários vêm exercendo as mais diversas atribuições no âmbito da instituição fazendária, desde o atendimento ao público às zonas de arrecadação aduaneira, nas alfândegas. Veja a reportagem completa.
Em Varginha, Minas Gerais, a manifestação dos Analistas-Tributários está marcada para às 15h, em frente a delegacia da Receita Federal. O jornal Correio do Sul destaca a manifestação da categoria que promove nesta quinta-feira o “1º Dia Nacional de Luta pela Reestruturação Salarial”, com objetivo de alertar o governo federal da insatisfação da categoria quanto a negociação salarial. “Não dá mais para esperar. Somos uma categoria de nível superior de alta qualificação e exercemos uma atividade de carreira especializada e típica de Estado de extrema importância para a Receita Federal e para o desenvolvimento do país. Os Analistas-Tributários merecem o seu devido reconhecimento”, destaca Sílvia Helena Felismino, presidente do Sindireceita - Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil. Veja a matéria completa.
Em Manaus/AM, o jornal Em Tempo informa que os Analistas-Tributários da Receita Federal anunciaram para esta quinta-feira (14) uma assembleia, onde a categoria pretende discutir termos da política de valorização da carreira e atribuições da função, além de negociar o aumento salarial. A assembleia vai acontecer às 9h, no Terminal de Cargas da Infraero (Teca-3), no aeroporto Eduardo Gomes, e deve reunir os 110 Analistas-Tributários que atuam na capital. A informação foi dada pelo diretor do Sindicato dos Analistas Tributários da Receita Federal no Amazonas (Sindreceita), Moisés Hoyos, segundo o qual o governo federal endureceu o discurso sobre a possibilidade de uma reestruturação salarial, gerando dificuldades para se especificar, na prática, as atribuições do cargo. “Além da reposição salarial, reivindicamos uma definição mais clara das nossas funções. Como a administração da Receita é feita por auditores, eles acabam reduzindo nossas atribuições no dia a dia, desvalorizando nosso trabalho de fiscalizar”, explicou Hoyos. Segundo o diretor, a perspectiva é que o ato resulte em um abaixo-assinado que será enviado ao secretário da Receita Federal do Brasil, Carlos Barreto, informando a adesão da categoria ao movimento em nível nacional. Na ocasião, segundo o Hoyos, será apresentada também uma cartilha com todas as nossas reivindicações aos delegados da Receita Federal no Amazonas e ao inspetor da Alfândega do Porto de Manaus. “Queremos tratar do assunto em uma mesa de negociação, sem propostas de percentual de aumento. Como o prazo para orçamento do próximo ano está se esgotando, temos a greve como nosso último recurso, caso não haja entendimento”, explicou o diretor. Veja a matéria completa.
O Jornal da Manhã, de Ponta Grossa/PR também publicou uma matéria sobre a mobilização da categoria nesta quarta-feira. De acordo com o texto, os Analistas-tributários da Receita Federal participarão da mobilização “1º Dia Nacional de Luta pela Reestruturação Salarial”. Em Ponta Grossa, a categoria vai se reunir nesta quinta-feira, dia 14, em frente à sede da Delegacia da Receita Federal, das 8 às 12 horas. O movimento tem o objetivo de alertar o governo federal sobre a insatisfação da categoria com relação aos rumos da negociação salarial. Segundo o delegado sindical em Ponta Grossa, Antonio Ricardo Machado, os Analistas-Tributários estão há quatro anos sem reajuste salarial. “O governo não está tendo boa vontade em negociar. Em agosto deste ano vence o prazo para que o governo defina o orçamento para o próximo ano. Estamos, na verdade, querendo forçar o governo a mostrar qual é a proposta deles”, diz.
Os Analistas-Tributários da Receita Federal cobram a devida reestruturação financeira. Nos últimos quatro anos, a categoria não obteve sequer o reajuste equivalente ao índice da inflação. Após inúmeras reuniões da mesa de negociação que integra mais de 31 entidades dos servidores públicos federais, ainda não foi apresentada nenhuma proposta objetiva e concreta por parte do governo, que alega que trabalhará com a data limite de 31 de julho para finalizar a negociação. Na Delegacia da Receita Federal em Ponta Grossa são aproximadamente 25 servidores na ativa e mais sete que atuam nas agências do órgão na região. Veja a matéria.
Veja mais informações em: