Começou nesta sexta-feira (1º) a entrega das declarações do IR deste ano sobre os ganhos obtidos em 2012 à Receita Federal. Mais uma vez, a Receita fez pequenos ajustes no programa da declaração. Como nos anos anteriores, o objetivo é facilitar o preenchimento e fechar eventuais brechas para evitar a sonegação. Uma das novidades do programa deste ano facilita a vida dos contribuintes que fazem pagamentos a escolas, a médicos, a hospitais e outros, como destaca o Analista-Tributário e agente da Receita Federal Reginaldo Fernandes de Souza. Em entrevista a Rádio Jaraguá AM, o Analista-Tributário Reginaldo Fernandes esclareceu dúvidas e orientou os contribuintes de Jaraguá do Sul e da região norte de Santa Catarina.
Os contribuintes podem baixar os programas para fazer e para enviar a declaração no site da Receita Federal a partir desta segunda-feira (25). A entrega termina às 23h59min59s do dia 30 de abril, quando a Receita prevê receber 26 milhões de declarações, foram 25,244 milhões no ano passado e 24,37 milhões em 2011. O agente da Receita Federal ressalta quem está obrigado a entregar a Declaração de Imposto de Renda.
No ano passado, 208,3 mil contribuintes entregaram no primeiro dia. Segundo A Receita Federal, mais de 1,04 milhão de contribuintes tinham baixado o programa da declaração até segunda-feira (521,5 mil apenas na sexta-feira, dia em que o programa foi liberado).
Como em anos anteriores, a entrega não poderá ser feita, diariamente, da 1h às 5h, período em que o sistema de recepção é desativado para manutenção. Nesse período, porém, o contribuinte pode baixar o programa. A entrega será pelos mesmos meios do ano passado.