Começou o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2013. Neste ano, a Receita Federal em Maringá espera cerca de 82 mil declarações, segundo informações do Analista-Tributário da Receita Federal, Marcos Luchiancenkol.
De acordo com o servidor da RFB, em 2012, 78.887 contribuintes declararam bens e renda, o que gerou arrecadação na ordem de R$ 166.987.846 até abril. Considerando-se todos os municípios da jurisdição da Receita em Maringá, no ano passado foram feitas 217 mil emissões, com arrecadação de R$ 353.796.531. A quantia arrecadada, segundo o Analista-Tributário, refere-se a valores pagos pelos contribuintes e valores retidos na fonte.
Luchiancenkol diz que neste ano há algumas novidades. Um exemplo é a possibilidade de destinação de até 3% do imposto devido para ajuda institucionalizada a menores, como o Fundo da Infância e Adolescência (FIA). O contribuinte pode fazer a destinação até o fim do prazo para a declaração e o valor pode ser deduzido no próprio ano. Em anos anteriores, a dedução era feita apenas no ano seguinte. No site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) há um campo específico para essas doações. "A expectativa é de que aumentem as destinações para esses fundos", destaca o Analista-Tributário.
Além do FIA, há outros fundos que o contribuinte pode escolher para fazer a doação. Para constar no site da Receita, o fundo deve estar cadastrado na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Outra novidade para este ano é a facilidade para preencher a declaração. O contribuinte pode recuperar dados da documentação anterior, inclusive o quadro de pagamentos (pensão alimentícia, escola, médico e dentista, entre outros), o que agiliza o preenchimento. "Geralmente os dados são os mesmos para grande parte dos contribuintes", acrescenta o Analista-Tributário.
Cometer erros na hora de fazer a declaração pode levar o contribuinte para a malha fina. Luchiancenkol alerta para que os contribuintes leiam atentamente o Manual de Declaração de Imposto de Renda que está no site da Receita. Ele explica que as pessoas devem cuidar para não omitir informações, tanto dos próprios rendimentos quanto dos dependentes.
Dados
126 cidades fazem parte da jurisdição da delegacia da Receita Federal em Maringá;
30/04/2013 é a data final para a entrega das declarações de Imposto de Renda - exercício 2012. (Com informações do site odiário.com).