O evento contou com cerca de 1.200 pessoas e teve a presença do ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota
O Sindireceita promoveu nesta terça-feira (12), no Centro Comunitário da Universidade de Brasília (UnB), a “Conferência Internacional De Hegel a Marx… e de volta a Hegel! A tradição dialética em tempos de crise”.
O diretor Odair Ambrósio disse que o Sindireceita tem o prazer de promover eventos dessa natureza e exaltou a importância da participação do filósofo esloveno Slavoj Žižek
O evento contou com a presença ilustre de um dos maiores intelectuais da atualidade, o filósofo esloveno Slavoj Žižek, e foi realizado em parceria com a Boitempo Editorial, a Fundação Lauro Campos e o Centro de Pesquisa e Pós-Graduação Sobre as Américas da Universidade de Brasília (CEPPAC/UnB).
Slavoj Žižek e o diretor Geraldo Seixas (Formação Sindical e Relações Intersindicais)
A conferência lotou o auditório do Centro Comunitário, que contou com cerca de 1.200 pessoas, e teve a presença de diversas autoridades, entre elas, o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota.
Slavoj Žižek falou de temas diversos e abrangentes como crise econômica na Europa e nos EUA, política, marxismo, religião, cultura, comportamento humano, desenvolvimento econômico, violência contra as mulheres, entre outros assuntos. O filósofo e psicanalista destacou que as pessoas hoje não sabem o que querem, não sabem o que buscam ou o que está acontecendo no mundo. “Vivemos a era do cinismo e, às vezes, nem adianta se ter idealismo. O que me interessa é o dia seguinte. O momento entusiástico não adianta, depois voltamos ao normal. Não adianta ir às ruas. E no dia seguinte? A maioria das pessoas não quer saber de participação ativa, de engajamento”, afirmou.
Geraldo Seixas, o ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, e o Analista Breno Rocha
O diretor de Defesa Profissional, Odair Ambrósio, o diretor de Estudos Técnicos, Alcione Policarpo, o diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais, Geraldo Seixas, e os Analistas-Tributários de Brasília/DF Breno Rocha e Felipe Martins representaram o Sindireceita no evento.
O diretor Odair Ambrósio destacou a oportunidade do Sindicato de estabelecer um contato mais próximo com setores da sociedade, com acadêmicos, estudantes, autoridades e pensadores. Odair saudou os presentes, disse que o Sindireceita tem o prazer de promover eventos dessa natureza e exaltou a importância da participação do filósofo esloveno Slavoj Žižek.
Slavoj Žižek nasceu na cidade de Liubliana, Eslovênia, em 1949. É filosofo, psicanalista e um dos principais teóricos contemporâneos. Transita por diversas áreas do conhecimento e, sob influência principalmente de Karl Marx e Jacques Lacan, efetua uma inovadora crítica cultural e política da pós-modernidade. Professor da European Graduate School e do Instituto de Sociologia da Universidade de Liubliana, Žižek preside a Society for Theorical Psychoanalysis, de Liubliana, e é diretor internacional do Instituto de Humanidades da Universidade Birkbeck, de Londres. Em sua atividade mais recente tem tido destacado papel como entusiasta e divulgador das lutas por alternativas à crise sistêmica do capitalismo. Nas revoluções nos países árabes, nas mobilizações européias e no movimento Occupy Wall Street, Žižek teve importante presença. Entre seus livros publicados no Brasil, além do importante “Às portas da revolução”, onde resgata a atualidade de Lênin, estão os mais recentes “Em defesa das causas perdidas”, “Vivendo no fim dos tempos” e “O ano em que sonhamos perigosamente”, este último sobre as explosões sociais de 2011.