São José dos Campos - 17 de novembro
Pelo menos 20 mil contribuintes da Região Metropolitana do Vale do Paraíba ficaram retidos na malha fina do Imposto de Renda, segundo dados divulgados ontem pelas delegacias da Receita Federal de São José dos Campos e de Taubaté.
A Receita Federal liberou a consulta ao último lote da restituição deste ano do IR. Este ano, mais de 350 mil contribuintes da região declararam o IR.
O pagamento do sétimo e último lote da devolução do IR deste ano será em duas datas. Ontem, foi liberado o pagamento de um lote e outro será depositado na próxima sexta-feira. A recomendação da Receita Federal para quem ficou retido na malha fina é para que analise novamente a declaração de rendimentos.
"A Receita Federal informa os motivos da retenção da declaração. O contribuinte deve verificar e fazer uma declaração retificadora, caso tenha ocorrido alguma erro, como omissão de dados", informou Fernando Marques, analista tributário da Delegacia da Receita Federal em Taubaté.
Se o contribuinte preferir aguardar uma notificação da Receita Federal, poderá ter que esperar até cinco anos, prazo legal para isso.
Em muito casos, os problemas comuns identificados pela Receita Federal nas declarações são omissão de rendimentos, erros de preenchimento do formulário, omissão de rendimento de dependente e valores de despesas médicas incompatíveis com o rendimento do contribuinte.
Também existe a possibilidade de erro de informação por parte do empregador.
De qualquer forma, o contribuinte deve rever os dados para evitar "dor de cabeça" no futuro.
As devoluções do IR terão correção de 5,88%, variação da Taxa Selic. Ontem foram liberados cerca de R$ 9 milhões do primeiro lote deste mês.