A menos de três dias do fim do prazo final para a entrega da Declaração do Imposto de Renda 2014, foram recebidas pela Receita Federal apenas 18,3 milhões de declarações. Isso representa cerca de 68% do total esperado (27 milhões). O prazo se encerra às 23h59 do dia 30 de abril.
Os últimos dias deverão ser os mais movimentados. No Paraná, por exemplo, ainda restam mais de 34% das declarações para serem entregues nesses últimos dias, quadro que se repete em quase todo o Brasil. No entanto, o número está dentro do esperado. Metade dos contribuintes deixam para a última semana a declaração, como explica o Analista-Tributário da Receita Federal em Maringá (PR), Marcos Luchiancenkol. "Parece, em um primeiro olhar, que mais pessoas deveriam ter entregue a declaração, mas o que a gente observa nos últimos anos é que se trata de um comportamento que se repete não só em Maringá, mas no Brasil inteiro: 50% dos contribuintes deixam para entregar a declaração na última semana. Nos últimos dois dias, são recebidas cerca de 20% das declarações – 10% em cada dia", explica.
Além disso, algumas dúvidas podem surgir na hora de realizar a declaração. O Analista-Tributário Agnaldo Sartorelle lembra que as despesas com saúde, como médico, dentista, fonoaudiologia e outras especialidades, podem ser deduzidas, mas apenas para o titular e seus dependentes legais. Já as despesas com ensino só podem ser deduzidas se forem referentes à educação formal, ou seja, do ensino fundamental ao ensino superior. Não são válidos cursos de línguas, por exemplo. (Com informações da Assessoria de Imprensa da DRF Foz do Iguaçu/PR, odiario.com, e O Diário do Nordeste)