Após três dias de trabalho, de 15 a 17 de agosto, em Brasília/DF, os participantes da Plenária de Tecnologia, Logística, Gestão de Pessoas e Corregedoria definiram propostas para tornar a Receita Federal do Brasil (RFB) mais eficiente e melhorar as condições e o ambiente de trabalho para o Analista-Tributário. O objetivo da Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita é utilizar as sugestões para subsidiar as discussões sobre o resgate e modernização das Atribuições da categoria junto ao Poder Executivo e no Congresso Nacional.
Segundo o diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais, Odair Ambrosio, os problemas existentes na RFB afetam o trabalho dos Analistas-Tributários que estão na ponta e prejudicam o contribuinte que utiliza os serviços do órgão. “Ações urgentes e a médio prazo serão adotadas pela DEN a partir dessa Plenária para criação de novas estratégias de trabalho. Também vamos fortalecer as ações já em andamento. Esse diálogo será realizado junto ao Ministério da Fazenda, a Receita Federal, e outros órgãos que estejam vinculados à categoria”, explica.
A presidente do Sindireceita, Sílvia de Alencar, garantiu que Plenária alcançou o objetivo inicial. “O Sindicato tem um papel diferenciado de criticar sempre apresentando sugestões que possam inserir o Analista-Tributário e a Receita Federal no melhor cenário para a sociedade e para o contribuinte. Agora vamos cobrar ainda mais da nossa diretoria, dos coordenadores dessa Plenária, para compilação do resultado e somar com os demais resultados das Plenárias já realizadas. Dessa forma teremos um material substancial para apresentar ao Governo Federal. É esse o papel do Sindicato, de construir soluções junto com os Analistas-Tributários”, completa.
Participação da categoria
"attachment_66549" align="aligncenter" width="570"] Analista-Tributário Marco Luciano Aparecido de Camargo, integrante do grupo de Corregedoria do Escor08, em São Paulo/SPO Analista-Tributário, Marco Luciano Aparecido de Camargo, integrante do grupo de Corregedoria do Escor08, em São Paulo/SP, entende que a Plenária é uma possibilidade de conhecer o trabalho desenvolvido em cada estado e de valorizar o profissional. “Como já participei de outras plenárias e pude, na minha unidade, repassar conhecimentos e destacar a importância do evento aos colegas, dessa vez não será diferente. O Sindicato conhecendo as principais dificuldades que passamos na ponta com certeza ajudará muito na tomada de decisões e na representatividade dos servidores. Sugiro que a Entidade continue com essas Plenárias a fim de dar oportunidade a outros colegas”, disse.
"attachment_66551" align="aligncenter" width="570"] Analista-Tributário Alexandre Jun Okajima, da área de Tecnologia, da Delegacia da Receita Federal (DRF) em Araçatuba/SPAlexandre Jun Okajima, que atua na área de Tecnologia, da Delegacia da Receita Federal (DRF) em Araçatuba/SP, explica que muitas práticas são utilizadas, mas nem sempre são normatizadas e reconhecidas pelas Administração da Receita Federal. “Nesse evento foi possível trocar experiências e conhecer melhor as atividades realizadas na Receita Federal e os problemas em comum. Os trabalhos foram bem conduzidos e acredito que teremos um bom conteúdo para subsidiar o relatório final. Nossa expectativa é de que a Diretoria encampe as nossas sugestões, para que sejam analisadas e para que algumas práticas passem por mudanças positivas”, afirma o Analista-Tributário.
"attachment_66550" align="aligncenter" width="570"] Analista-Tributário Vitor Brant Calçavara, da Seção de Programação e Logística (Sepol) da Delegacia da Receita Federal (DRF) de Joaçaba/SCO Analista-Tributário Vitor Brant Calçavara, que trabalha na Seção de Programação e Logística (Sepol) da Delegacia de Joaçaba/SC, reitera que a Plenária é uma forma de compartilhar ideias e buscar soluções em conjunto para transmitir à administração da Receita Federal, ou para outros órgãos, as necessidades e propostas. “A expectativa é ruim quando se pensa em mudanças a curto prazo, pois teremos renovação de governo e, provavelmente, alteração na administração da Receita Federal, com isso, não teremos tempo de fazer se quer a menor mudança que estamos propondo. Entrei na carreira há pouco mais de um ano e me filiei ao Sindireceita há pouco mais de seis meses. Eu tinha muita resistência no início, mas os colegas de Joaçaba me mostraram que eu estava completamente errado e minhas expectativas melhoraram com relação ao Sindicato”, explica Brant.
"attachment_66546" align="aligncenter" width="570"] Analista-Tributário Leonardo Catão, do grupo regional de Licitações da 6ª Região Fiscal, de Minas Gerais/MGPara o ATRFB Leonardo Catão, do grupo regional de Licitações da 6ª Região Fiscal, de Minas Gerais/MG, a Plenária tem um significado especial por reunir Analistas-Tributários da área técnica e ampliar o conhecimento dos problemas. “Sabemos das dificuldades existentes para implementar as propostas dessa Plenária, pois algumas medidas são de ordem prática e técnica e outras de ordem sistêmica, o que não diminui a importância do diagnóstico e aplicação das medidas sugeridas. Essas propostas irão exigir mais convencimento por parte do Sindicato para colocá-las em prática”, completa Catão.