A Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita prestou uma homenagem post-mortem ao Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil (ATRFB), Juarez Ribeiro Borges, responsável por organizar o livro intitulado “Manual de Feitos Administrativos-Disciplinares”, que teve como objetivo colaborar com os servidores no desempenho das atividades de correição à época da sua publicação. A homenagem foi prestada durante a abertura da Plenária de Tecnologia, Logística, Gestão de Pessoas e Corregedoria, que ocorreu na última sexta-feira, dia 15, em Brasília/DF.
O ATRFB Juarez chefiou a Divisão de Ética e Disciplina, da antiga Coordenadoria de Auditoria e Correição, integrante do extinto Departamento da Receita Federal da Secretaria da Fazenda Nacional do Ministério da Economia, Fazenda e Planejamento, até o ano de 1993.
Ele foi o organizador do referido livro contendo textos sobre as normas legais (administrativas e judiciais), além de modelos, publicados pela primeira vez nos anos 1980 e com uma segunda edição em 1991, e que representa um marco importante na sistematização e facilitação para instrumentalização das informações necessárias para um melhor aproveitamento dos trabalhos correcionais.
Essa publicação foi pioneira em matéria de correição no âmbito da RFB e foi disponibilizado para os servidores que atuavam nas atividades de correição naquele tempo. Hoje, o sistema correcional disponibiliza material de correição para todo o serviço público federal e também para qualquer cidadão por intermédio do sítio eletrônico da Controladoria Geral da União (CGU).
Ao ex-colega ATRFB Juarez a nossa homenagem, agradecimento e reconhecimento por esse importante trabalho de combate à corrupção no âmbito do serviço público federal.