Em entrevista concedida para o programa Paraná no Ar, o Analista-Tributário Marcelo Delvaux Ferreira destacou o trabalho realizado na fiscalização com os cães de faro da Receita Federal do Brasil (RFB). Na oportunidade, o servidor disse que atualmente a Receita FEDERAL conta com aproximadamente 20 cães atuando efetivamente em várias unidades do País inteiro. “Muitas vezes eles detectam drogas dentro do tanque de carretas, em fundos falsos, dentro de aparelhos eletrônicos, caixas de som. Se não fosse o trabalho dos cães com certeza essas drogas iriam ser comercializadas”, destacou.
Foz do Iguaçu/PR é uma das principais portas de entrada de drogas no País. Para ajudar no combate a esse crime os Analistas-Tributários contam com o auxílio dos cães farejadores. Os animais são ágeis e em poucos segundos encontram entorpecentes que são difíceis de localizar. Os animais são treinados em um centro especializados para cães de faro da RFB, localizado em Vitória/ES e depois são levados para outras unidades da Aduana em todo o País.
Assista aqui a matéria na íntegra
Assista também o vídeo produzido pelo Sindireceita que destaca o trabalho realizado por Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que formam a linha de frente no combate ao tráfico de drogas. Essa atuação conta com o auxílio de cães de faro. Hoje, mais de 90% dos cães treinados para farejar droga na Receita Federal são conduzidos por Analistas-Tributários.