Analista-Tributário fala sobre as novidades da Declaração do Imposto de Renda de 2015

Analista-Tributário fala sobre as novidades da Declaração do Imposto de Renda de 2015
Analista-Tributário Marcos Luchiancenkol Analista-Tributário Marcos Luchiancenkol

Em entrevista concedida ao Portal O Diário.com, nesta terça-feira, dia 03 de março, o Analista-Tributário Marcos Luchiancenkol falou sobre a exigência do CPF dos dependentes de 16 anos ou mais nas declarações de imposto de renda. Até então o documento era exigido a partir dos 18 anos.

Segundo o ATRFB a medida irá melhorar o controle das declarações. “Foram observados muitos casos de contribuintes que declaravam os filhos de 16 anos ou mais que já tinham rendimentos. Antes. Como não era obrigatório informar o CPF, a Receita aceitava a dedução no imposto do titular, mas o rendimento do dependente ficava de fora”, explicou.

Além disso, o preenchimento e a entrega dos documentos contam com outras novidades. O contribuinte poderá preencher a declaração direto no site da Receita Federal, receber alertas se caiu na malha fina e fazer um rascunho do formulário.

O Analista-Tributário revelou ainda que, em Maringá, a previsão é de 86 mil declarantes. Segundo o servidor, na região (126 municípios do noroeste), são esperadas 240 mil declarações, o que corresponde a 2% a mais do que no ano passado.

A Receita Federal em Maringá terá um Plantão Fiscal para tirar as dúvidas dos contribuintes. O atendimento é feito no período da tarde, a partir das 13h30. A última senha é distribuída às 16h30.