Diplomatas e representantes das comitivas das embaixadas da Bélgica, Espanha, Estados Unidos, França e dos demais países que participaram ontem, dia 12, do encerramento do Congresso Internacional de Direito Aduaneiro receberam cópias do documentário “Fronteiras Abertas – Um retrato do abandono da Aduana brasileira”. O projeto “Fronteiras Abertas” do Sindireceita foi apresentado aos integrantes das delegações estrangeiras que acompanharam o Seminário realizado pela Comissão de Relações Internacionais da Seccional da OAB do Distrito Federal.
O segundo dia de discussões do Seminário começou com a apresentação da palestra “O Direito Aduaneiro como facilitador do Comércio Internacional – Operador Econômico Autorizado”, ministrada pela adida Aduaneira da Embaixada da Bélgica, Isabelle Bédoyan.
Na sequência, o adido da Aduaneiro da Embaixada da França, Nicolas Masson abordou o tema “A Medida da atividade e da eficiência da administração aduaneira e o impacto desse processo sobre a modernização da cadeia logística”. A experiência do controle aduaneiro na Espanha foi apresentada pela conselheira Comercial da Embaixada espanhola, María Amelia Guzman Mertinez. O subsecretário de Aduana e Relações Internacionais da Receita Federal do Brasil (RFB), Ernani Argolo ministrou a palestra “Um novo conceito de controle aduaneiro”. Ao final das exposições o secretário de Estado de Comércio Exterior da Bélgica Pieter de Crem falou sobre os desafios do comércio internacional.