A Superintendência da Receita Federal na 2ª Região Fiscal, localizada em Belém, alerta os contribuintes contra e-mails enviados em nome do órgão com o falso propósito de divulgar facilidades na obtenção do programa para fazer o Imposto de Renda de 2015. O chefe da Divisão de Tecnologia da Informação da Superintendência da RF na 2ª Região Fiscal, o Analista-Tributário Augusto da Costa Coroa explica que as mensagens usam indevidamente nomes e timbres oficiais e iludem o contribuinte com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, na tentativa de obter informações fiscais, cadastrais e financeiras. "Os criminosos utilizam programas que forjam as telas oficiais dos sites dos órgãos para enganar mais facilmente o usuário", afirma.
O Analista-Tributário explica também que bandidos não têm como ter acesso aos dados dos usuários sob o domínio da Receita, por isso eles utilizam de tais armadilhas para tentar lesar diretamente o cidadão, que caso seja prejudicado deve procurar pela Delegacia de Repressão a Crimes Tecnológicos (DRCT). O Programa Gerador do IRPF deve ser obtido na página da RF na internet, no endereço www.receita.fazenda.gov.br ou pelo Receitafone (146).
Os links contidos em determinados pontos indicados na correspondência costumam ser a porta de entrada para vírus no computador. O alerta foi feito pela Receita Federal em todo o País.
A Receita reafirma que não envia e-mails sem autorização do contribuinte e nem autoriza ninguém a fazê-lo em seu nome. A comunicação é feita somente por meio de cartas, que chegam pelos Correios no endereço do cidadão cadastrado no órgão.
Assim, a Receita recomenda que os contribuintes não abram arquivos anexados, pois são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário. Por isso, pede que essas mensagens sejam excluídas.
(Com informações da ORM News)