Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil e demais servidores do órgão participaram, na última quarta-feira, dia 25, da apreensão de três veículos carregados de cigarros durante ações de fiscalização realizadas no Jardim Jupira, Vila Portes e região rodoviária de Foz do Iguaçu/PR. A operação teve início por volta das 9h e se estendeu até o período da tarde. Além dos veículos, foram apreendidos 48 mil maços de cigarros no valor de R$ 290 mil. Cinco pessoas foram presas.
A operação contou com apoio de um helicóptero da Polícia Militar e com a participação de cerca de 40 policiais militares e 15 servidores da Receita Federal, que atuaram nos diversos locais de fiscalização. Pela manhã, quando uma das equipes passava em frente a uma residência na Vila Portes, um veículo VW/Jetta chamou a atenção dos servidores. Após averiguação, constatou-se que além deste, outros dois veículos (um VW/Gol com placas de Ampere/PR e um Fiat/Tempra com placas de Salto do Lontra/PR) estavam carregados de cigarros. Também haviam caixas de cigarro dentro da casa que claramente era utilizada como depósito.
A operação resultou na apreensão de 48 mil maços de cigarros no valor de R$ 290 mil. Além disso, foi constatado que o veículo VW/Jetta que portava placa de Maringá/PR é roubado e, na verdade, sua placa original é de Herculândia/SP.
Cinco pessoas que estavam na residência no momento da fiscalização foram presas em flagrante e encaminhadas para a Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu. Os veículos foram encaminhados para a sede da Receita Federal para contagem, valoração e lavratura dos autos de infração para aplicação da pena de perdimento. (Com informações da DRF Foz do Iguaçu/PR).