A Subsecretaria de Aduana e Relações Internacionais (SUARI) da Receita Federal apresentou nessa terça-feira, dia 28, a análise de 12 processos de trabalho, em cumprimento ao prazo estabelecido pelo Órgão, referente ao Mapeamento de Processo de Trabalho e à Análise de Atribuições da Receita Federal. O Sindireceita esteve representado pelo diretor de Formação Sindical e Relações InterSindicais, Odair Ambrósio e pelo diretor de Assuntos Aduaneiros, Moisés Hoyos.
As 12 análises apresentadas pela SUARI discriminam os seguintes processos: Certificar como Operador Econômico Autorizado (OEA); Monitorar o Operador Econômico Autorizado (OEA); Analisar Recursos do Operador Econômico Autorizado (OEA); Acompanhar e Avaliar Recintos Alfandegados; Aplicar sansões aos Recintos Alfandegados; Realizar desalfandegamento de Locais e Recintos Alfandegados; Habilitação do Comércio Exterior; Controlar Regimes de Entrepostagem; Classificação de Mercadorias; Analisar ex-tarifários; Analisar Pleitos da Lei de Informática; e Analisar Enquadramento de Veículos no TJIPI.
"attachment_77411" align="aligncenter" width="600"] Diretor Odair Ambrósio garantiu o acompanhamento contínuo de todas as etapas do Mapeamento de Processo de TrabalhoNa ocasião, os diretores do Sindireceita Odair Ambrósio (Formação Sindical e Relações InterSindicais) e Moisés Hoyos (Assuntos Aduaneiros), entregaram as análises dos Mapeamentos de Processo de Trabalho anteriores, com as sugestões compiladas, encaminhadas pelos Analistas-Tributários filiados em todo o País.
O diretor Odair Ambrósio ressaltou a importância de realizar o acompanhamento contínuo de todas as etapas do Mapeamento de Processo de Trabalho para que o cumprimento do prazo e das premissas sejam efetivados, conforme acordado pela administração do Órgão em cumprimento à Portaria RFB nº 535/2015. “Até o momento, a Receita Federal apresentou a análise 48 processos de trabalho, do total de 118 previstos para conclusão até o mês de setembro”, afirmou.
"attachment_77410" align="aligncenter" width="600"] O diretor Moisés Hoyos ressaltou que toda e qualquer situação que venha a restringir ou prejudicar a atuação do Analista-Tributário será analisado de forma criteriosaO diretor de Assuntos Aduaneiros, Moisés Hoyos, em primeira análise, destacou positivamente os mapeamentos relacionados ao Operador Econômico Autorizado e informou que os demais processos serão analisados de forma criteriosa em relação a atuação do Analista-Tributário. “Estamos recebendo os primeiros 12 mapeamentos de processos da Aduana, o que demandará muito trabalho na análise de cada procedimento. Não nos furtaremos à criticar toda e qualquer situação que venha a restringir ou prejudicar a atuação do Analista-Tributário. Os mapeamentos já estão disponibilizados em nossa área restrita e precisamos da ajuda de todos”, ressaltou.
A Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita informa que está disponível na área restrita do site a análise dos 12 processos da SUARI. Para ter acesso às informações basta clicar na palavra “arquivos” e sem seguida clicar em Processos de Trabalho Apresentados pela RFB em 28/07/2015 para realizar o download. Também está disponível na mesma pasta, o formulário para os filiados encaminharem sugestões, que podem ser apresentadas até esta sexta-feira, dia 31 de julho, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..