Analistas-Tributários paralisaram nessa quarta-feira, dia 12, as atividades na Receita Federal em Macaé/RJ, em protesto contra a postura da administração do órgão em relação à tramitação da PEC 443/09. Em todo o País, mais de 90% dos oito mil Analistas-Tributários paralisaram as atividades entre os dias 10 e 12 de agosto.
A mobilização é uma resposta da categoria à postura dos administradores da instituição que passaram a utilizar toda a estrutura da Receita Federal para defender os interesses do cargo a que pertence a maioria de seus integrantes, em prejuízo dos Analistas-Tributários, que também integram a Carreira de Auditoria. A administração da Receita Federal passou a defender publicamente a aprovação de um Destaque de Votação em Separado à PEC 443/09 – cuja redação implica a exclusão dos Analistas-Tributários da Administração Tributária e da Carreira de Auditoria -, motivou a reação dos servidores.
A decisão de paralisar as atividades na Receita Federal em todo o País foi tomada diante da gravidade dos fatos e do risco de desestabilização completa da Administração Tributária e Aduaneira. A mobilização seguirá até que o risco real de desestruturação da Administração Tributária e Aduaneira e da Carreira Auditoria seja definitivamente afastado.
Os Analistas Tributários da DRF/Macaé/RJ mais uma vez reafirmam que estão unidos e mobilizados buscando um fim de interesse comum. Os ATRFBs destacam que ações isoladas e descompassadas à diretriz central corporativa, nos reduz a bando. Na reunião, houve repasse de informações a respeito da rejeição dos DVS 7 e 11 à PEC 443/09, assim como a busca constante para nivelar o conhecimento estratégico a todos os Analistas-Tributários. Os Analistas-Tributários reafirmaram que estão prontos para conversar, mas também prontos para afastar qualquer ação que nos agrida.