O presidente do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE) do Sindireceita, Gerônimo Sartori, destacou, em discurso de abertura da XIV da Assembleia Geral Nacional (AGN), no dia 21, o importante papel que o Analista-Tributário possui, enquanto categoria unida, na articulação pelo reconhecimento do cargo e pelo aperfeiçoamento da Receita Federal.
Gerônimo Sartori ressaltou que a Assembleia Geral Unificada é uma oportunidade ímpar para a categoria discutir e apresentar propostas que definirão os princípios, a tática e a estratégia sindical dos próximos anos. Segundo ele, a construção conjunta de propostas é fundamental para apontar, em caráter definitivo, mudanças na estrutura organizacional da Receita Federal.
O presidente do CNRE acredita que os Delegados Sindicais e os participantes da Assembleia Geral Nacional fomentarão, até o dia 26, as discussões e as decisões que serão essenciais para construção de um futuro melhor para a categoria e para a Receita Federal. "Tendo em vista que a AGN é o órgão máximo de deliberações da categoria, nossos esforços serão direcionados para que os debates e discussões se materializem em projetos e propostas para tornar a RFB uma instituição de excelência em administração tributária e aduaneira, com referência nacional e internacional", reforçou.
Na ocasião, Gerônimo Sartori também prestou homenagem, em nome de todos os membros do CNRE, à Analista-Tributária Dayse Cunha que foi vítima da violência e faleceu em abril deste ano. "Por ironia do destino, a colega Dayse desempenhava suas atividades profissionais no aeroporto de Belém/PA, na área aduaneira, que possui como finalidade o combate ao descaminho e contrabando de armas e munições. Armas que entram livremente no País, por falta de uma Aduana Forte", explicou.
O presidente do CNRE encerrou sua participação na abertura da XIV AGN com a exibição de uma reportagem produzida pela RBS TV, afiliada da Rede Globo, que evidência a fragilidade das condições da atuação da Aduana Brasileira. Gerônimo Sartori também pontou o histórico de trabalho realizado pelo Sindireceita para denunciar o cenário nacional da Aduana Brasileira, a exemplo do Livro e do Documentário Fronteiras Abertas, além de todo o conteúdo produzido em várias plenárias temáticas.