O Analista-Tributário Francisco Pinto, representando a Receita Federal, concedeu entrevistas a programas de TV ao vivo nos dias 9, 10 e 11 de setembro e falou sobre diversos temas relacionados à Instituição. Francisco Pinto atua como assistente de comunicação, supervisor do IRPF, representante de Educação Fiscal e, ainda, como delegado sindical do Sindireceita em Porto Velho/RO.
Na quarta-feira, dia 9, o Analista-Tributário falou ao programa "Rondônia Urgente", da TV Meridional (Bandeirantes), com a jornalista Cristiane Lopes. Na quinta-feira, dia 10, o servidor foi ao programa "Allamanda Revista", da TV Allamanda (SBT), com a jornalista Júlia Scherer. E na sexta-feira, dia 11, a entrevista foi ao programa "Novo Dia", da SIC TV (Record), com os jornalistas Adilson Honorato e Renata Beccária.
O servidor abordou temas como CPF suspenso, atendimento presencial no CAC, restituição, malha fiscal, Carnê Leão 2015, "Rascunho do IRPF 2016" e recomentou a utilização dos serviços virtuais no Portal e-CAC, informando suas vantagens, como acesso em qualquer horário e dia da semana.
Francisco Pinto também fez recomendações sobre a autorregularização da "malha fina". "O contribuinte deve consultar o extrato da declaração e, se for o caso, transmitir o quanto antes uma declaração retificadora. Isso evita multas em caso da apuração de diferença de imposto", ressaltou o ATRFB. Sobre as vantagens do Rascunho do IRPF 2016, esclareceu que "o Rascunho do IRPF 2016 vai facilitar muito a vida do cidadão que já pode começar a preencher a declaração e transmiti-la tão logo abrir o prazo em 2016". (Com informações do Informe-se).