A Câmara dos Deputados comemorou hoje, dia 15 de setembro, no Plenário Ulysses Guimarães, os 10 anos de fundação do Partido Socialismo e Liberdade (Psol). Na oportunidade, o diretor de Comunicação do Sindireceita, Breno Rocha, acompanhou a sessão solene que homenageou o Psol.
O Partido Socialismo e Liberdade, que obteve registro definitivo na Justiça Eleitoral em 15 de setembro de 2005, surgiu impulsionado por dissidências do Partido dos Trabalhadores (PT) e busca, em sua atuação política, retomar as bandeiras históricas de esquerda que, na avaliação dos seus fundadores, teriam sido deixadas de lado por outras legendas do campo progressista.
Entre as prioridades do Psol estão a defesa dos direitos humanos e das minorias, o combate a todas as formas de discriminação e a luta contra a corrupção e pela transparência na administração pública. O atual líder do Psol na Câmara é o deputado Chico Alencar (RJ). A bancada é composta ainda pelos deputados Edmilson Rodrigues (PA), Ivan Valente (SP) e Jean Wyllys (RJ).