O Analista-Tributário e delegado sindical adjunto em Recife/PE, Alexandre Souto Frota participou no último sábado, dia 21, de uma visita ao navio de guerra estadunidense United States Ship Chafee - USS Chafee, do tipo Contratorpedeiro (o chamado “Destroyer”), que fez passagem pelo Porto de Suape, em Pernambuco. Também estiveram presentes na ocasião o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente do Porto de Suape, Thiago Norões, o secretário de Justiça e Direitos Humanos no estado, Pedro Eurico, o cônsul geral dos EUA em Recife/PE, Richard Reiter, além de oficiais da Marinha do Brasil e servidores da Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Depois dos procedimentos aduaneiros necessários, houve um tour guiado pelo capitão e sua tripulação, onde os presentes puderam circular pelos principais compartimentos do navio. Os participantes da visita também conheceram as principais tecnologias de detecção e armamento presentes na embarcação, dentre os quais, mísseis de cruzeiro (Tomahawk) com alcance de 1.500 km e dois helicópteros. Por último, os presentes visitaram o centro de operações de combate (Operation Room), uma sala escura, com monitores e joysticks para disparo das armas.
A embarcação
Rápido e manobrável, a missão inicial do Contratorpedeiro era a defesa contra torpedeiros, mas, depois, passou a ser sobretudo, a defesa contra submarinos e aeronaves. Após operação militar conjunta com a Marinha do Brasil, o navio passou 2 dias atracado para manutenção. Em seguida, retornou para sua base em Pearl Harbor, no Havaí.
O navio foi batizado em homenagem ao senador estadunidense John Lester Hubbard Chafee (1922–1999), veterano de guerra que atuou na batalha de Guadacanal, e que posteriormente ocupou o cargo de secretário da Marinha, equivalente ao cargo de ministro naquele país.
O USS Chafee é um dos componentes do grupo de batalha do porta-aviões USS Nimitz, já tendo atuado na Guerra ao Terror, no Oriente Médio, e combateu piratas e grupos ligados a Al-Qaeda no Mar da Somália. Atualmente serve na 5ª Frota estadunidense, responsável pelas forças navais no Golfo Pérsico, Mar Vermelho, Mar da Arábia, e da costa leste da África até o sul do Quênia.
*Com informações do Informe-se RFB