Analistas-Tributários da Receita Federal apreenderam na manhã dessa quinta-feira, dia 17, no Posto Fiscal Bom Jesus, em Medianeira/PR, dois fuzis AK-47, um fuzil FAL, uma metralhadora e um adaptador para potencializar pistolas em submetralhadoras, 16 pistolas 9mm avaliadas em R$ 500 mil. O armamento característico de guerra foi encontrado em um fundo falso de um Renault/Sandero, com placa de Foz do Iguaçu/PR. O condutor do veículo de Valdair Alexandre, de 41 anos, foi preso em flagrante.
Segundo o Analista-Tributário Pablo Rodrigo Medeiros, que participou da abordagem, o veículo foi identificado na cidade de São Miguel/PR e seguido pelos servidores da Receita Federal até Medianeira/PR, onde foi realizada a abordagem. A apreensão ocorreu após denúncia anônima.
O Analista-Tributário Pablo Rodrigo Medeiros informou que o veículo já apresentava sinais de que havia sofrido modificações no parachoque traseiro e na parte de baixo. “Durante a entrevista de abordagem, Valdair Alexandre apresentou indícios de fornecer informações falsas e confirmou apenas que o armamento seria levado para Londrina/PR”, esclareceu.
O homem preso com o armamento pesado é da cidade de Foz do Iguaçu/PR e já possui passagem pela polícia por tráfico de drogas e contrabando. “Valdair Alexandre esteve preso por dois anos e oito meses pelo flagrante de 30 kg de cocaína e estava há um ano e meio em liberdade. Há suspeita de que esse homem possa integrar uma grande facção”, explicou.
Após o processo de identificação, o armamento, o veículo e Valdair Alexandre foram conduzidos até a Delegacia da Receita Federal de Foz do Iguaçu/PR para perícia minuciosa no automóvel. O motorista e o armamento serão encaminhados para a Delegacia da Policia Civil de Foz do Iguaçu/PR.
Além da atuação dos Analistas-Tributários, a ação que integra a Operação Fronteira Blindada também contou com o trabalho de outros servidores da Receita Federal em Foz do Iguaçu e da 10ª Região Fiscal.
Repercussão na imprensa
Portal G1 -