"attachment_89361" align="aligncenter" width="700"] As mesas temáticas realizadas foram compostas por especialistas em gestão pública
O Sindireceita, representado por seu diretor de Comunicação, Breno Rocha, participou do seminário: Democracia, América Latina, inovação e planejamento governamental - desafios e perspectivas, promovido pela Faculdade de Administração, Economia, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília (Face/UNB). O evento foi realizado na sede da faculdade em Brasília, nos dias 23 e 24 de junho. Na abertura do encontro, a professora Magda Lucio, da UNB, agradeceu a participação do Sindireceita e o seu interesse em trabalhar o planejamento governamental, especialmente no que se refere à tributação.
As mesas temáticas realizadas foram compostas por especialistas de vários campos com experiência na gestão pública tendo como tema central a democracia brasileira e os últimos acontecimentos nacionais. A experiência de planejamento governamental na Costa Rica foi apresentada pelo convidado internacional - professor Luis Fernando Morales Abarca. Após sua palestra na UNB, o professor visitou a sede do Sindireceita em Brasília, a convite do diretor de comunicação do Sindicato, Breno Rocha.
Com o objetivo de apresentar e discutir o contexto internacional e nacional sob o ponto de vista do planejamento governamental e outras variantes, tendo em vista sua relevância estratégica para o aprimoramento da ação dos gestores públicos, o seminário contou também com a palestra da professora Magda Lúcio, do Departamento de Gestão de Políticas Públicas e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional da Universidade de Brasília, sobre democracia e instrumentos de planejamento governamental; também com a palestra sobre o planejamento estratégico e prospecção de cenários, com o pesquisador Raul Stutari, do Instituto Sagre de Política e Gestão Estratégica Aplicada.
Na sexta-feira, o professor Marilson Dantas, da Faculdade de Administração, Economia, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas da UNB, palestrou sobre a gestão de custos e seu papel no fortalecimento da democracia brasileira, abordando ainda a experiência da Rede de Inovação Tecnológica de Custos. A Democracia, Ciência e Tecnologia e o papel das agências de inovação foi tratada pelo membro da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Jackson de Toni.