Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) apreenderam nessa quarta-feira, dia 29 de junho, mais de R$30 mil em mercadorias de procedência estrangeira sem comprovação de importação regular. A mercadoria foi encontrada em uma residência de Umuarama/PR. A operação contou com a participação de outros servidores da RFB.
No momento da apreensão, um homem de 37 anos, que estava na residência, confessou que as mercadorias seriam vendidas pelo site Mercado Livre.
Operações realizadas pela Receita Federal em agências dos Correios da região nos últimos anos já haviam sido apreendidas mercadorias remetidas por esse mesmo homem. Após monitoramento, os servidores chegaram ao local onde as mercadorias eram depositadas e embaladas para posterior envio pelos Correios.
Os servidores da RFB que participaram da apreensão suspeitam que tais mercadorias eram trazidas do Paraguai com trajeto por Guaíra/PR e Foz do Iguaçu/PR, por via terrestre e por embarcações pelo Rio Paraná. Seguiam até Altônia/PR e depois até esse depósito em Umuarama. (Com informações da Assessoria da RFB em Foz do Iguaçu/PR)