Analistas-Tributários da Receita Federal lotados na Alfândega do Porto de Vitória/ES, participaram na última sexta-feira, 03/03, da apreensão de um carregamento de 433 quilos de cocaína, durante uma ação fiscal efetuada no navio Grande Nigéria, que estava atracado no Terminal de Peiú, Vila Velha-ES. A droga avaliada em 70 milhões de reais estava distribuída em 19 bolsas de viagem, escondidas em contêiner de exportação, contendo sucatas de aço. O contêiner embarcou no Porto do Rio de Janeiro e tinha previsão de descarga no Porto de Antuérpia (Bélgica).
A droga apreendida, com indicativos de origem no Cartel de Cali (Colômbia), foi previamente avaliada e as análises preliminares indicam alto grau de pureza. Com o alerta de suspeita de droga emitido pelo serviço de inteligência e gerenciamento de risco da RFB, a operação de busca e apreensão foi efetuada pelo Serviço de Vigilância e Controle Aduaneiro (Sevig) da Alfândega do Porto de Vitória/ES (ALFVIT-ES), com participação efetiva de 5 analistas lotados no setor, atuando tanto na abordagem da embarcação para localização do contêiner quanto no posicionamento em pontos estratégicos para impedir que a droga fosse desviada antes que o contêiner fosse descarregado para conferência.
A cocaína encontrada foi entregue aos cuidados da Polícia Federal, a quem cabe abrir inquérito para determinar os responsáveis pela droga.
A Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita destaca o trabalho dos Analistas-Tributários da ALFVIT-ES, não só nesta operação, mas também em diversas outras ações fiscais de combate ao contrabando e descaminho já concretizadas. Parte significativa das apreensões de carga efetuadas pela ALFVIT-ES nos últimos anos – posteriormente leiloadas, doadas ou destruídas - contaram com a participação relevante de Analistas- Tributários nos processos de seleção para fiscalização e conferência de mercadorias.