A reunião oficial entre o Sindireceita e o governo, em mais uma rodada de negociação salarial, foi transferida para hoje. Durante o dia de ontem, a Diretoria Executiva Nacional esteve em contato permanente com o Ministério do Planejamento que sinalizou mudanças na última proposta apresentada.
No final da noite de ontem, as demais entidades do Fisco foram recebidas no Ministério do Planejamento e pelo menos uma destas mudanças foi conhecida, com alterações no salário inicial da Carreira de Auditoria. Qualquer análise mais detalhada só será possível após recebermos a proposta oficial para os Analistas-Tributários.
De qualquer forma, o presidente do Sindireceita convoca Assembléia Geral Nacional Unificada para a próxima semana. No dia 22 teremos reunião telefônica com todos os Delegados Sindicais.
Edital de Convocação AGNU
O Presidente do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil - SINDIRECEITA, entidade representativa dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil, no uso de suas atribuições, de acordo com o artigo 29 e do artigo 63, inciso X, do Estatuto da entidade, CONVOCA todos os filiados a comparecer na ASSEMBLÉIA GERAL NACIONAL UNIFICADA ? AGNU, a realizar-se nos dias 23 e 24 (quarta e quinta-feira) de abril de 2008, conforme data, hora e local a ser determinado pelo edital da respectiva Delegacia Sindical, para discutir e deliberar sobre a seguinte pauta:
1 ? Avaliação de Conjuntura
2 ? Pauta Reivindicatória ? Negociações Salariais ? Mobilização
3 ? Deliberação sobre a proposta final apresentada pelo governo
Decisão do TRF da 1ª Região: Publicadas Portarias que instituem as Comissões
Foram publicadas as portarias referentes as Comissões Extraordinárias de Analistas-Tributários que atuarão nos procedimentos de despacho aduaneiro na Alfândega da Receita Federal do Porto de Manaus/AM e no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes- Manaus/AM. As portarias nomeiam os Analistas-Tributários que fazem parte das comissões.
A medida foi tomada com base em decisão proferida pela juíza Federal Titular da 1ª Vara/AM, Jaiza Maria Pinto Fraxe, na sexta-feira (11), em um mandado de segurança apresentado pelas empresas Sony Brasil e Sony Plásticos da Amazônia contra atos da Inspetoria da Alfândega do Porto de Manaus e da Alfândega do Aeroporto de Manaus.
O Sindireceita está acompanhando o cumprimento da ordem judicial a fim de salvaguardar os Analistas-Tributários de qualquer prejuízo ocasionado pelo não-cumprimento do estipulado pela juíza em decorrência de medidas corporativistas.
A Diretoria Executiva Nacional (DEN) convida os Analistas-Tributários, representantes dos aposentados e pensionistas, para participarem, na próxima terça-feira (22), às 10h00, da Sessão Extraordinária Especial em homenagem aos Servidores Aposentados e Pensionistas, no Plenário do Senado Federal. A solicitação foi feita pelo Senador Paulo Paim PT/RS. Os interessados devem confirmar a presença com a diretora da DEN, Helenita Nascimento ou Icilene - fone (61) 3962-2288 Ramal 2303 ou 2301.
Momento de avançar e momento de retroceder Colegas Analistas-Tributários
Os tempos mudaram. A situação hoje não permite atitudes amadoras, precipitações e truculências por mais que estejamos com a razão. O diálogo, a paciência e a tolerância estão na ordem do dia e devem ser praticados por aqueles que enxergam longe, aqueles que têm visão de futuro e que esperam o momento certo para fazer com que o justo e o razoável sejam conquistados.
Inteligência é um atributo que todos os seres humanos possuem, mas poucos sabem usá-la na hora certa, no momento certo. Devemos valorizar aqueles que possuem o ?dom? da perspicácia, o ?dom? do sentimento para agir em situações que há todo momento a vida nos coloca.
Nesses mais de vinte anos da carreira de Auditoria da Receita Federal tivemos muitos momentos no qual fomos postos à prova, em que os nervos da categoria ficaram a flor da pele e, nem por isso, a nossa categoria muito bem representada pelo Sindireceita perdeu seu rumo, seu bom senso, sua paciência e, principalmente, sua razão. Ao mesmo tempo não fomos omissos, não fomos complacentes com as injustiças e muito menos recuamos diante das adversidades, das situações que parecem impossíveis de serem resolvidas. Quem nunca ouviu aquela máxima: ?Retroceder hoje para avançar amanhã?.
A arte de negociar não se restringe apenas em uma ou outra premissa, em uma condicional apenas, ela engloba vários fatores que no tempo e no espaço farão a distinção entre uma negociação bem sucedida ou fracassada. Não é nossa pretensão ministrar aulas de como negociar, mas sim, mostrar o quanto devemos estar atentos à conjuntura do momento para adotarmos um código de conduta em negociações.
Primeiramente, devemos analisar o clima político da época, qual a força política que detém a maior influência junto à outra parte na negociação, para então, buscarmos o devido apoio às nossas pretensões. Não podemos deixar de considerar o comportamento das autoridades envolvidas, o trânsito daquele secretário, daquele ministro junto ao centro do poder, como anda o seu prestígio diante do presidente da República, do ministro da Casa Civil, do ministro do Planejamento, enfim daqueles que realmente decidem. Qual a imagem que a sociedade tem daquele órgão, dos seus funcionários, do objeto que dá razão à sua existência, da política praticada na destinação do resultado de sua missão constitucional, enfim. A imagem daquele órgão é positiva ou negativa para a sociedade? Se for negativa, devemos incluir em nossas negociações elementos que melhorem essa imagem, que a torne positiva. Como num jogo de xadrez, uma negociação bem feita não pode prescindir de muita reflexão entre uma rodada e outra. Podemos concluir que a nossa categoria através do Sindicato está no caminho certo para conquistarmos aquilo que consideramos justo e que venha atender os nossos anseios profissionais.
Colegas! Orgulhem-se de pertencer a essa grande categoria dos ATRFB que subindo de degrau em degrau chegará aonde desejar.