Paulo Antenor de Oliveira: Presidente do Sindireceita: Assembleia Local DS São Paulo/SP

Foi publicado na edição de hoje (8), do Diário Oficial da União (DOU), o edital para o concurso de Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil. Serão oferecidas 700 vagas, incluídas 35 vagas para candidatos portadores de necessidades especiais.

Na primeira etapa do concurso serão realizadas as provas objetivas de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos, que terão caráter seletivo, eliminatório e classificatório. Os candidatos também farão uma prova dissertativa. Na sequência, os selecionados passarão por uma sindicância de vida pregressa, de caráter unicamente eliminatório, a ser realizada pela Esaf, segundo regras estabelecidas pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB). Os candidatos classificados nesta etapa participarão do programa de formação, que também tem caráter eliminatório. Entre as novidades deste processo seletivo estão a ausência da disciplina informática do conteúdo das provas objetivas e a inclusão de prova dissertativa, posterior ao exame objetivo.

As inscrições para o concurso devem ser feitas no endereço eletrônico www.esaf.fazenda.gov.br, entre o dia 19 de outubro e 2 de novembro, mediante o pagamento da taxa de R$ 100. As provas serão realizadas no dia 20 de dezembro, deste ano.

"" align="alignnone" width="400" caption=""]

O delegado sindical de Vitória/ES, Bruno Zampieri, apresentou o vídeo institucional da campanha e também um vídeo que mostra as principais diferenças entre os produtos falsificados e originais. Zampieri destacou a vinculação da pirataria com o crime organizado e falou da preocupação do Sindireceita com o tema, uma vez que os Analistas-Tributários atuam em pontos de fronteira, portos e aeroportos e se deparam com esses produtos ilícitos constantemente.

O delegado sindical de Paranaguá/PR, Nilson Mendes Júnior, afirmou aos universitários que a questão da pirataria está diretamente ligada à própria cidadania. ?Ao comprar um produto pirata você fica descoberto de garantias que hoje são dadas pelo Código do Consumidor, em relação à qualidade e também a garantia de uso desse produto. Você ainda fere toda uma estrutura comercial e, por isso, a pirataria prejudica a cidadania do brasileiro. Portanto, ao comprar um produto pirata você estará prejudicando a si mesmo?, alertou. Ao final da palestra, os alunos receberam um kit da campanha contendo folders explicativos e uma camiseta.

A 6ª Expoportos termina nesta quinta-feira (8). O evento está sendo realizado desde a última terça-feira (6) e tem o objetivo de discutir questões relacionadas ao comércio exterior, logística e transporte.