O Sindicato Nacional dos Técnicos da Receita Federal (SINDIRECEITA) foi uma das entidades homenageadas, ontem, na Câmara dos Deputados, por sua atuação no combate à pirataria no Brasil em 2005. O Sindireceita foi representado no evento pelo diretor de assuntos parlamentares, Rodrigo Thompson. A entidade teve o trabalho reconhecido por sua participação e organização em eventos e campanhas que visam mostrar ao consumidor os riscos produzidos pelos produtos piratas, além dos prejuízos econômicos para toda a sociedade. A cerimônia foi realizada ontem no Salão Negro do Congresso Nacional.
Além das homenagens às entidades e pessoas que colaboraram com o combate à pirataria, foi feita a destruição de mais de 500 mil CDs piratas em frente à rampa do Congresso, o que marcou as celebrações do Dia Nacional de Combate à Pirataria e à Biopirataria (3 de dezembro). O presidente da Câmara, Aldo Rebelo, disse que o combate à pirataria representa a vontade do Brasil de compatibilizar uma legislação atualizada de proteção aos direitos da propriedade intelectual com a proteção de quem produz arte e gera emprego e renda na indústria fonográfica. "A Câmara tem contribuído com investigações
profundas sobre as causas, as razões e os instrumentos da prática da pirataria no Brasil, oferecendo ao poder público, às autoridades da Receita Federal, à Polícia Federal e às polícias estaduais os caminhos para o combate à pirataria", declarou.