Analistas-Tributários aprovam indicativos
Os Analistas-Tributários que participaram da Assembleia Geral Nacional Unificada (AGNU), realizadas entre os dias 15 e 17, aprovaram os quatro indicativos apresentados pela Diretoria Executiva Nacional.
Até o momento foram apurados 7,60% dos votos. O resultado parcial aponta para aprovação do Indicativo nº1 ? 97,64% aprovam a Pauta Reivindicatória para 2010. O indicativo nº 2 - A categoria dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil declara-se em estado de Assembleia Geral Nacional Unificada Permanente a partir desta data ? recebeu, até agora, 96,96% dos votos favoráveis. Os indicativos 3 e 4 também estão sendo aprovados pela categoria e receberam 73,80% e 64,75%, respectivamente.
A Receita Federal do Brasil foi palco de uma intensa turbulência em 2009. A falta de rumo, de orientação e as incertezas que tomaram conta do Órgão paralisaram setores essenciais ao País, refletindo diretamente em vertiginosa queda na arrecadação e na ineficiência da fiscalização, ao ponto de provocar o descontentamento público do Palácio do Planalto com a gestão Lina Vieira.
Foram meses de angustia e perplexidade, que colocaram a Receita Federal no noticiário, expondo uma crise jamais vivida pela Instituição. Presenciamos, incrédulos, uma Receita Federal desgastada, sem nenhuma meta de fiscalização, plano de trabalho ou estratégia para eleger prioridades. Em meio a tamanha crise, enquanto certos grupos lutavam internamente para ocupar espaços, o Sindireceita manteve a postura de prudência e cautela, que não é apenas da entidade sindical, mas da categoria dos Analistas-Tributários, de criticar as práticas nocivas à Instituição e, principalmente, de apresentar soluções para tantos problemas. Nossa prioridade, neste momento, é que atos equivocados da administração passada sejam desfeitos, que a credibilidade da Receita Federal seja recuperada e que possamos trabalhar com normalidade.
O ano termina com a retomada da discussão da proposta de Lei Orgânica do Fisco Federal (Loff), outro tema polêmico que demandará o esforço da categoria, assim como a adequação das atribuições às atividades historicamente desenvolvidas pelo Analista-Tributário e a regulamentação dos critérios e requisitos para desenvolvimento no cargo, entre outros.
A Diretoria Executiva Nacional agradece o apoio e a colaboração de todos que, ano a ano, caminham ao lado do Sindireceita rumo à valorização dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil e deseja aos colegas ativos, aposentados e pensionistas um Natal de muita felicidade, paz e um Ano Novo repleto de realizações.
Boas Festas!