Clique aqui e confira.: Conjuntura em Síntese: Taxa Selic

"Receita de Cidadania"

O presidente do Sindireceita (Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil), Paulo Antenor de Oliveira, lança na próxima sexta-feira, dia 12 de março, às 20 horas, no Centro de Convenções de Vila Velha, a segunda edição do livro "Receita de Cidadania".

O livro traz a coletânea das entrevistas realizadas em 2008 no programa de TV "Receita de Cidadania", exibido nas TVs Comunitárias de 14 capitais, mais a cidade de Santos. Entre as 20 personalidades que compõem essa edição destacamos a participação dos senadores Paulo Paim (PT-RS), Magno Malta (PR-ES) e Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), na época presidente do Congresso Nacional.

O "Receita de Cidadania" foi lançado em 2006 e trata dos principais assuntos em debate no Congresso Nacional e que afetam a sociedade brasileira. Autoridades, políticos, estudiosos e especialistas analisam e debatem sobre importantes temas de interesse da população como economia, justiça, previdência, salário mínimo e política. A iniciativa de criar um programa de entrevistas foi desenvolvido na gestão do capixaba Paulo Antenor de Oliveira com o objetivo de dar ampla divulgação das atividades de excelência e visibilidade à atuação do Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil, tanto dentro quanto fora da Receita Federal. "O livro na verdade é uma construção coletiva, é um projeto dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que quiseram ter um  programa de TV dedicado a toda categoria", destaca.

O lançamento da 1ª edição, com a coletânea das entrevistas de 2007, foi realizado em maio do ano passado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, e contou com a participação de inúmeras autoridades e lideranças políticas, entre elas, do vice-presidente da Câmara, deputado federal Marco Maia (PT-RS), e do Ministro do STF José Antônio Dias Toffoli.

melhor foto aduaneira

A Organização Mundial das Aduanas (OMA) promove em 2010 a segunda edição do concurso de fotografias. Pelo regulamento, as Administrações Aduaneiras membros da OMA podem participar enviando uma fotografia que mostre os seus serviços na ação cotidiana. O objetivo do concurso é premiar a administração aduaneira que tenha conseguido retratar os serviços de uma das suas atividades e apresentar uma imagem dinâmica do compromisso e motivação dos seus servidores.

Lançamento do Livro ?Por dentro do governo ? como funciona

 a máquina pública?

O livro que é editado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), faz uma radiografia do governo brasileiro, mostrando seus mecanismos de funcionamento.

O livro tem apoio de 24 entidades de trabalhadores do serviço público e centrais sindicais.

 A Receita Federal do Brasil libera hoje (8), às 9h, a consulta na internet a um lote da malha fina contendo restituições do Imposto de Renda 2009.

Serão liberadas também declarações de 2008 que estavam em malha. A consulta para esse lote estará disponível no mesmo dia.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte pode acessar a página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br) e o Receitafone, no número 146. (Com informações da Agência Brasil)

Inscrições abertas para VIII Mestrado Internacional

Foi divulgado pela COGEP/DIREL a abertura das inscrições para seleção de servidores interessados nas vagas para o VIII Maestria Internacional en  Administracion Tributaria Y Hacienda Publica, no período de 1° a 11 de março (próxima quinta-feira), exclusivamente no Quadro de Eventos (QE), no SA3 - https//sa3.receita.fazenda/sa3.html que só é acessível através das Estações de Trabalho (computadores) da RFB.

O programa, em nível de Mestrado, é na modalidade à distância (EaD), totalizando 900 horas letivas, com 2 (dois) encontros presencias no Exterior. Os interessados devem possuir nível básico de Espanhol e devem estar com as informações atualizadas no Banco de Talentos (BT), também disponível no SA3.

Nova enquete no site do Sindireceita

A Diretoria Executiva Nacional (DEN) disponibilizou na página do Sindireceita uma nova enquete. O objetivo é saber qual a expectativa dos Analistas-Tributários para a atuação da RFB em 2010.

Qual a sua expectativa para a atuação da RFB em 2010?

a) Este será um ano marcado pelo agravamento dos conflitos internos.

b) A atuação do órgão será afetada pelas discussões da LOAF.

c) Será um ano de recuperação da credibilidade da instituição.

Participe da enquete. Sua contribuição é muito importante.

Parceria com a Ford

Foi disponibilizada a tabela de descontos do mês de março da parceria do Sindireceita com a Ford para a compra de veículos zero km. A parceria é estendida também aos funcionários e prestadores de serviços do Sindireceita. Todos os procedimentos devem ser feitos diretamente com a Ford, por meio do telefone (11) 4174-3929. O filiado interessado deve apresentar a seguinte documentação no momento da compra: cópia do CPF e do RG, cópia do holerite, termo de compromisso de inalienabilidade, assinado pelo adquirente. Este é o último mês que as montadoras de veículos vão conceder o desconto do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI).

- A vigência da tabela é para o mês de janeiro, com valores sujeitos a alteração sem aviso prévio,

- Os descontos do Programa Parceria Ford não são cumulativos a outras promoções e isenções,

- O prazo de entrega deverá respeitar a disponibilidade de catálogos e a disponibilidade de cores de acordo com a produção Ford,

- O frete estará incluso,

- Para saber qual distribuidor Ford poderá atendê-lo, o filiado deve entrar em contato com a central de relacionamento Ford no n° (11) 4174-3929.

Foi disponibilizado no site do Sindireceita, à direita da página, um banner com a publicação de todos os convênios firmados pela Diretoria Executiva Nacional e Delegacias Sindicais.

"O BC começa subindo os juros em 50 pontos (0,5 ponto porcentual) e continua por alguns meses, até chegar a 300 pontos", acredita o ex-presidente do BC e sócio-diretor da Tendências Consultoria, Gustavo Loyola. Ou seja, a Selic chega a 11,75% no fim do ano. Segundo Loyola a  aceleração mais intensa do que a prevista da inflação neste começo de ano deve fazer com que o Banco Central (BC) inicie o processo de alta da taxa Selic até abril.