O dia 26 de janeiro marca o Dia Internacional das Aduanas, em alusão à primeira sessão do Conselho de Cooperação Aduaneira – a Organização Mundial de Aduanas (OMA), ocorrida em 1953. Em 2021, a data tem como slogan “Aduanas reforçando a recuperação, renovação e resiliência para uma cadeia de abastecimento sustentável”, ressaltando os esforços das Aduanas em todo o mundo no enfrentamento à pandemia da Covid-19; no apoio aos cidadãos e empresas; na cooperação; e no fortalecimento da cadeia de abastecimento global.
No Brasil, os esforços engendrados pela Receita Federal por meio do trabalho conduzido pelos servidores do órgão, entre eles os Analistas-Tributários, têm sido cruciais para o enfrentamento à pandemia. Em 2020, a agilidade conferida pelo Fisco ao processo de desembaraço aduaneiro foi essencial para a entrada em tempo recorde no país de insumos fundamentais no combate à Covid-19, entre eles Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), testes rápidos para a detecção da doença e respiradores.
Além do desembaraço aduaneiro, a RFB também somou esforços no combate à Covid-19 por meio da doação de grandes lotes de bebidas alcoólicas apreendidas em operações do órgão, que foram utilizados na produção de álcool em gel e derivados. Os insumos supriram a demanda de hospitais e unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
Controle aduaneiro
Mesmo durante a pandemia, os servidores da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil seguiram trabalhando diuturnamente nas ações de combate ao contrabando, descaminho e tráfico internacional de drogas nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o Brasil. Os Analistas-Tributários estiveram na linha de frente destas ações assegurando a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão.
A efetividade deste importante trabalho é demonstrada nos resultados obtidos pela RFB em apreensões e retenções realizadas em 2020, quando os resultados alcançados foram de 60 toneladas de drogas e R$ 3 bilhões em mercadorias apreendidas. No ano passado, os ATRFBs atuaram em grandes operações do órgão, como a apreensão histórica de 2.932 quilos de cocaína no Porto de Santos/SP, em dezembro (confira aqui); na maior apreensão do minério manganês realizada no Brasil (146 mil toneladas), em outubro (relembre aqui); na retenção de 10,5 toneladas de mercadorias irregulares em Itaguaí/RJ, em julho (leia a notícia aqui), entre outras ações.
Defesa da categoria
O ano de 2020 também foi marcado por diversas ações dos Sindireceita em defesa dos Analistas-Tributários aduaneiros. Visando assegurar a proteção da categoria diante da pandemia da Covid-19, o Sindicato encaminhou ofícios aos órgãos do poder Executivo e administração do Fisco pleiteando medidas como a realização de atividades por trabalho remoto ou teletrabalho; o fornecimento de máscaras, luvas e álcool em gel aos servidores; a prioridade na testagem para a Covid-19 e na vacinação contra a gripe aos ATRFBs aduaneiros; entre outras medidas. Leia as notícias publicadas sobre o assunto aqui e aqui.
Nos últimos meses de 2020, o Sindicato também engendrou esforços para assegurar a imunização dos servidores aduaneiros do Fisco na 4ª fase do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde (MS). Esta etapa do plano tem como foco professores, forças de segurança e salvamento, além de funcionários do sistema prisional (saiba mais aqui). As ações foram conduzidas pelas diretorias de Assuntos Aduaneiros e de Assuntos Parlamentares do Sindicato, por meio de trabalho parlamentar e do encaminhamento de ofícios à Administração da RFB, solicitando sua atuação junto ao MS para assegurar a imunização dos servidores do órgão que atuam no controle aduaneiro e fiscalização de fronteiras.
Outra importante ação realizada pelo Sindireceita se deu em abril de 2020, quando o Escritório Djaci Falcão Advogados Associados, responsável pela condução das Assistências Jurídicas Individuais (AJI) dos filiados no estado de São Paulo, obteve sentença favorável em sete ações judiciais perante o Juizado Especial Federal da 3ª Região, acerca do adicional de periculosidade (relembre aqui). A sentença determinou o pagamento do adicional de periculosidade aos filiados autores das ações que obtiveram sentenças retroativamente ao período compreendido entre 30 de dezembro de 2016 (data de publicação e entrada em vigor da Medida Provisória nº 765/2016) e 28 de outubro de 2018 (data imediatamente anterior à vigência da Portaria SRRF08 nº 530/2018). Saiba mais sobre as ações promovidas pelo Sindireceita acerca dos adicionais aqui.
O andamento das ações de Assistência Jurídica Individual relativas aos adicionais de periculosidade, insalubridade, noturno e ionizante foi tema de videoconferência realizada pelo Sindireceita, no mês de julho ().
Em dezembro, como resultado da atuação da Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita, por meio das diretorias de Assuntos Aduaneiros, Assuntos Jurídicos e de Comunicação, o Ministério Público Federal (MPF) instaurou inquérito civil e procedimento administrativo para averiguar as atividades de fiscalização e a fragilização da segurança aduaneira em Foz do Iguaçu/PR e Ji-Paraná/RO (leia a notícia aqui). As tratativas sobre o assunto tiveram início nos primeiros meses de 2020, quando a Diretoria do Sindireceita participou de reuniões com procuradores da 2ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF e procuradores da República em Rondônia e no Amazonas.
O inquérito civil instaurado pela Procuradoria da República no Estado do Paraná tem como objetivo averiguar as atividades de fiscalização realizadas pela RFB, bem como a fragilização da segurança aduaneira na região de fronteira Brasil – Paraguai, Ponte da Amizade; e na fronteira Brasil – Argentina, Ponte Tancredo Neves. Por sua vez, o procedimento administrativo instaurado pela Procuradoria da República no Estado de Rondônia visa avaliar a atuação da RFB nas unidades que integram a DRF Ji-Paraná/RO.
O Sindireceita saúda os Analistas-Tributários em todo o Brasil neste Dia Internacional das Aduanas e manifesta aqui a sua mais profunda gratidão ao trabalho diuturno realizado pelos servidores do cargo em meio ao cenário adverso da pandemia. Reiteramos o nosso compromisso histórico de luta em prol dos colegas aduaneiros e seguiremos batalhando, em 2021, pela valorização da categoria e pelo fortalecimento da Receita Federal e da Aduana brasileira.
Diretoria Executiva Nacional (DEN)
Sindireceita