Neste último sábado, dia 19 de novembro, Analistas-Tributários juntamente com outros servidores da Receita Federal e em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram mais uma operação de combate ao contrabando e descaminho, no posto de fiscalização da PRF em Santa Terezinha de Itaipu/PR.
O trabalho de fiscalização resultou na apreensão de nove veículos que estavam carregando uma grande quantidade de eletrônicos em fundos falsos. As mercadorias estavam ocultas dentro dos bancos traseiros dos veículos e também nas caixas de ar condicionado, na parte dianteira.
Os contrabandistas começaram a usar uma nova forma de transporte de mercadorias, contratando famílias como se estivessem em viagem de turismo, para que a fiscalização não suspeitasse. Os veículos teriam como destino a cidade de São Paulo/SP. Um dos motoristas relatou que receberia R$ 500,00 pelo transporte.
Os veículos apreendidos foram: um GM/Monza de Peabiru/PR, um VW/Santana de Sertanópolis/PR, um Ford/Versailles de Santa Cruz do Rio Pardo/SP, um Ford/Versailles de São Caetano do Sul/SP, um Ford/Versailles de Mauá/SP, um VW/Santana de Peabiru/PR, um GM/Monza de Campo Mourão/PR, um VW/Santana de Rio Claro/SP e um VW/Santana de São José do Rio Preto/SP.
As mercadorias apreendidas nos nove veículos foram avaliadas em R$ 460 mil e os veículos foram encaminhados para a Delegacia da Receita Federal em Foz do Iguaçu para a lavratura de auto de infração visando à aplicação da pena de perdimento. Ninguém foi preso. (Com informações da Assessoria de Comunicação da DRF Foz).