Começou nesta última quinta-feira, dia 8 de dezembro, a liberação para as consultas ao sétimo e último lote do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). A consulta é feita no site da Receita Federal.
As pessoas que não aparecerem na lista e nas divulgadas anteriormente estarão automaticamente na malha fina. As declarações ficam suspensas para correção de erros e as possíveis restituições serão pagas somente após o dia 15 de dezembro.
Conforme a Analista-Tributária da unidade em Toledo, Telma Dusilek Fernandes da Silva, a orientação para quem não teve seu nome na lista é acessar o site da receita. “É preciso consultar o extrato de declaração e o próprio sistema repassa as informações”, explica. O agendamento será feito a partir de 2012.
Um dos principais causas do contribuinte cair na malha fina é porque omitiu rendimentos ou apresentou irregularidades na prestação de contas.
Neste último lote de 2011 serão apresentadas as restituições das pessoas físicas que entregaram a declaração retificadora, ou seja, que fizeram correções no documento, até 30 de novembro. (Com informações do Jornal do Oeste)