No dia 17 de agosto, o Grupo de Educação Fiscal da Alfândega do Porto de Manaus - GEFAPOM promoveu na escola municipal "Pintor Leonardo da Vinci" palestras sobre Educação Fiscal. Na ocasião, a Analista-Tributária Vânia Maria de Oliveira e Silva Aguiar, representante da Educação Fiscal da Delegacia da RFB de Manaus, ministrou palestras sobre a importância dos tributos.
O evento contou com a presença de 228 pais e alunos, ocorrendo pela manhã e tarde. Na oportunidade, o GEFAPOM distribuiu o folder “conheça a Alfândega do Porto de Manaus” e a cartilha fiscal “Um exercício de cidadania”, divulgando as atividades realizadas Alfândega do Porto de Manaus.
A Secretaria da Receita Federal do Brasil realiza, desde o início da década de 70, ações de Educação Fiscal. Uma das primeiras ações foi o "Programa Contribuinte do Futuro" cujo objetivo era conscientizar os estudantes quanto ao exercício da cidadania.
Atualmente a Receita Federal participa do Programa Nacional de Educação Fiscal que visa contribuir para a formação do cidadão participativo e tem por fundamento conscientizar o cidadão de seus direitos e deveres.
Em Manaus, o Grupo de Educação Fiscal da Alfândega do Porto de Manaus - GEFAPOM, vem buscando estreitar o relacionamento fisco contribuinte, promovendo palestras, visitas em recintos aduaneiros e participando de diversos eventos educativos com o objetivo de divulgar e esclarecer para sociedade a importância e os trabalhos desenvolvidos pela Aduana. (Com informações do GEFAPOM)