Sindireceita marca presença no XII Congresso Internacional de Direito Tributário de Pernambuco

Sindireceita marca presença no XII Congresso Internacional de Direito Tributário de Pernambuco

 Mesa do 1º dia do XII Congresso Internacional de Direito Tributário de Pernambuco


 


 


Nesta quarta-feira (26) teve início, na cidade Recife-PE o XII Congresso Internacional de Direito Tributário de Pernambuco, onde participam os Diretores Thales Freitas (Jurídico Adjunto), Alcione Policarpo (Assuntos Técnicos), Odair Ambrósio (Defesa Profissional), Katia Nobre (Comunicação), Ana Cristina (Tecnologia e Informática) e Geraldo Seixas (Formação Sindical e Relações Intersindicais), além dos Analistas-Tributários Glauco Terra (PE) e Francisco Pinto (RO). O Sindireceita montou um stand no evento onde realizou-se a apresentação dos trabalhos da entidade voltados para a sociedade brasileira: a campanha Pirata Tô Fora, o projeto Fronteiras Abertas e o CONPAT.


O evento foi aberto com a participação dos professores Paulo de Barros Carvalho e José Souto Maior Borges abordando, respectivamente, os seguintes temas: A reforma tributária do ICMS no contexto do pacto federativo: desafios e soluções; e Segurança Jurídica das obrigações tributárias.


A palestra proferida pelo professor Paulo de Barros Carvalho destacou a importância e eficiência da estrutura tributária do nosso país, comparando-a com a de outros países. Segundo o professor “o sistema tributário brasileiro funciona bem, não necessariamente para o bem".


Já o professor José Souto Maior Borges, homenageado do evento, discorreu sobre a Segurança jurídica das obrigações tributárias, ressaltando a importância da evolução do direito tributário e seu papel regulador das relações sociais.


 



O Sindireceita montou um stand no evento onde realizou-se a apresentação dos trabalhos da entidade voltados para a sociedade brasileira: a campanha Pirata Tô Fora, o projeto Fronteiras Abertas e o CONPAT.


 


 


Outras mesas formadas no evento discorreram sobre diversos temas ligados ao ordenamento jurídico tributário, merecendo destaque o tema: O Decreto no. 7574/2011 e a consolidação das regras reguladoras do processo administrativo-tributário federal, apresentado pela professora Maria Leonor Leite Vieira que, de forma clara e objetiva, criticou severamente o mencionado decreto em seus aspectos formal e material, destacando tanto as impropriedades jurídicas bem como suas lacunas e exageros que causam distorções inconcebíveis na relação fisco-contribuinte.


A importância da participação do Sindireceita em eventos como este, reconhecidos na comunidade acadêmica nacional e internacional, além de fundamental para a construção de um discurso coerente e em consonância com a realidade, reforça a inserção do Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil nos debates que podem subsidiar futuras transformações estruturais que venham a ser aplicadas à administração tributária federal.