Analista-Tributário concede entrevistas sobre declarações do IR 2013

O Analista-Tributário Marcos Luchiancenkol, em entrevista concedida a Rádio CBN Maringá, relatou que o número de declarações do Imposto de Renda da região ficou dentro das expectativas de recebimento do Órgão, mas que 778 contribuintes não acertaram as contas com o “Leão” no prazo exigido pela Receita Federal. “Esperávamos receber 226 mil declarações na região abrangida pela jurisdição da Delegacia da RFB em Maringá, que atende a 126 municípios”, explicou.

O servidor destacou ainda que os contribuintes que não entregaram a declaração do Imposto de Renda dentro do prazo estão sujeitos a uma multa que é calculada a 1% ao mês de atraso sobre o valor do imposto devido do ano. “Há um valor mínimo de 165,74 e um valor máximo de 20% do imposto devido no ano. Estes contribuintes devem fazer a entrega da mesma forma, pela internet, no site da Receita Federal, e, ao fazer a entrega, o próprio programa faz a emissão do Darf para o pagamento na rede bancária do valor da multa. Aos que ainda não fizeram a declaração, eu aconselho que busquem o quanto antes cumprir essa obrigação”, afirmou.

Ouça aqui a entrevista completa.

Luchiancenkol concedeu ainda entrevista ao Gazeta Maringá e ao site O Diário.com. Na oportunidade, o Analista-Tributário também falou sobre as declarações do Imposto de Renda obtidas em Maringá e sobre as multas aplicadas aos contribuintes que não fizeram a entrega dentro do prazo. "Somente em Maringá, 81.122 contribuintes prestaram contas ao Fisco. É um valor muito próximo do esperado pela Receita, que era de 82 mil declarações. Sempre tem aqueles que acabam perdendo o prazo", salientou o servidor. 

O Analista-Tributário orienta os contribuintes que entregaram a declaração dentro do prazo a acompanhem o processamento pela internet, no portal E-CAC. "Ele pode saber se caiu na malha fina, por que caiu e tomar as providências", ressaltou.

Veja aqui a entrevista completa ao Gazeta Maringá.

Veja aqui a entrevista completa ao site O Diário.com.